Início Araruama Contas de luz vão ficar 21,44% mais caras no RJ

Contas de luz vão ficar 21,44% mais caras no RJ

Tarifas passam a valer a partir desta quinta-feira (15)

-

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (13), um reajuste nas tarifas aplicadas pela Enel Distribuição Rio. As tarifas, que passam valer a partir de quinta-feira (15), terão um reajuste de 21,04% para todos os clientes da distribuidora. Para os consumidores residenciais, o reajuste será de 21,44%. Já para os clientes que se conectam em média e alta tensão, o aumento será de 19,94%.

Segundo a Enel, o reajuste é realizado a cada cinco anos e os principais fatores que influenciaram este aumento foram os custos de transmissão, compra de energia e encargos setoriais. Esses fatores, que são definidos por lei e regulamentação, sem gestão da concessionária, representam juntos 12% da revisão tarifária deste ano.

O aumento dos encargos foi influenciado por maiores despesas e subsídios embutidos na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), fundo administrado pelo Governo para custear alguns subsídios às tarifas.

Ainda segundo a Enel, um outro fator também influenciou a revisão foi o investimento realizado pela Enel Distribuição Rio nos últimos cinco anos para melhorar a qualidade do serviço. Um dos principais foi a digitalização da rede, com a instalação de sistemas de automação para obter controle remotamente. Segundo a empresa, nos últimos dois anos, foram investidos cerca de R$ 2 bilhões de reais.

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta