Início Cabo Frio Coordenadoria de Meio Ambiente alerta sobre queimadas em áreas de vegetação

Coordenadoria de Meio Ambiente alerta sobre queimadas em áreas de vegetação

Provocar incêndios nesses locais é crime ambiental

-

O forte calor dos últimos dias faz chamar a atenção para um problema comum em períodos de altas temperaturas e ar mais seco: as queimadas. Entre o sábado, 6, e o domingo, 7, foram registrados dois incêndios na região das Dunas, no sentido Praia do Foguete.

Em ambos os casos, o fogo foi rapidamente controlado pelo Corpo de Bombeiros, mas a principal preocupação da Coordenadoria Geral do Meio Ambiente é com as chamas provocadas pelo homem, seja pelo descarte inadequado de brasas incandescentes de churrasqueiras; do ato de jogar guimbas de cigarro na mata ou de atear fogo ao lixo.

Pela legislação (Lei Federal 9.605/98), provocar queimadas é crime ambiental, sujeito a penalidades, como detenção. “É importante esclarecer a população para que tenham consciência. O calor está grande e a vegetação está muito seca. A área das Dunas é muito sensível”, explica o coordenador Mario Flavio Moreira.

A prática da venda de queijo coalho feito em churrasqueiras improvisadas é proibida também em função do descarte inadequado da brasa incandescente no meio ambiente. Agentes da Coordenadoria de Posturas atuam diariamente para coibir essa prática.

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta