Início Araruama Corpo de Bombeiros faz alerta para o grande número de afogamentos na...

Corpo de Bombeiros faz alerta para o grande número de afogamentos na alta temporada

Tenente-coronel Marcelo Fidalgo dá dicas de prevenções no mar

-

O tenente-coronel Marcelo Fidalgo do 18º GBM, que atende a Região dos Lagos, faz um alerta sobre o grande número de afogamentos já registrados nesta alta temporada. De acordo com informações do órgão, até esta semana foram registrados mais de mil casos nas praias da região neste mês de janeiro. Os Bombeiros apostam nas ações de prevenção e no alerta constante aos banhistas.

Em janeiro do ano anterior foram realizadas mais 1,7 mil ações de prevenção. Já neste verão, o número de prevenções mais que triplicou, com mais de 6 mil ações a turistas e moradores. Segundo o tenente-coronel Fidalgo, o objetivo é reduzir os números de incidentes e aumentar ainda mais número de prevenções.

Uma das medidas importantes adotadas pelo 18º GBM é a colocação de bandeiras em áreas de vala com instruções para que os banhistas saibam como se divertir com segurança.

“Essas bandeiras vão ficar em áreas de corrente de retorno, também conhecida como vala, para que o banhista que cair ali saiba como sair dessa situação. Uma das orientações é nadar para o lado, onde quebram as ondas, assim será empurrado para a areia”, explicou o tenente-coronel.

Ainda segundo Fidalgo, é importante que o banhista saiba observar a água para perceber onde estão as áreas de vala, que podem ser tanto fixas quanto móveis. “A pessoa deve ir até a borda da água, olhar em volta e reparar que onde o mar estiver bem liso e parecendo próprio para mergulho, é exatamente o pior local”, disse o tenente.

Tenente-coronel Marcelo Fidalgo dá dicas de prevenções no mar
Tenente-coronel Marcelo Fidalgo dá dicas de prevenções no mar. Foto: Luciano Mota/ Fonte Certa

É importante também que o banhista não entre no mar após ingerir bebida alcoólica, respeite seus limites e obedeça à sinalização da praia. A bandeira vermelha significa perigo e alto risco de afogamento. Não se deve nadar nessa parte da praia. A amarela simboliza cuidado. Se você entrar no mar, procure não ir muito longe, pois há risco de a maré subir e haver correnteza. Já a bandeira verde quer dizer que o banho de mar e o mergulho estão liberados.

Em caso de afogamento, a vítima deve manter a calma e apenas acenar para pedir ajuda. O banhista não deve nadar contra a correnteza. É indicado também encher o pulmão de ar para que ele funcione como uma boia.

Saiba como sair de uma vala no mar
Saiba como sair de uma vala no mar. Foto: Fonte/ Certa

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta