Início Cabo Frio Criação de conselho gestor do Parque Dormitório das Garças é discutida em...

Criação de conselho gestor do Parque Dormitório das Garças é discutida em Cabo Frio

Termo de Ajustamento de Conduta entre Prefeitura e MP estabelece prazo para formação do conselho Gestor e apresentação de plano de manejo

-

A formalização de um do Conselho Gestor do Parque Natural Municipal Dormitório das Garças, em Cabo Frio, foi discutida nessa semana, no auditório da Secretaria de Turismo. O encontro ocorreu nessa quarta-feira (27), e reuniu representantes da coordenadoria do Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento, do Instituto do Patrimônio Artístico Nacional, da coordenadoria de Planejamento, da Secretaria de Obras, da Guarda Marítima e Ambiental, Colônia de Pescadores Z4 e da Prolagos.

O Parque foi criado por decreto em 1984, com 215 mil m², mas só foi efetivamente implantado em 2005, após passar por um período de abandono que ocasionou o assoreamento, queimada da vegetação nativa e acúmulo de entulhos e lixo. Em 2007 o Parque ganhou estrutura física, como um pórtico, auditório, passarelas de madeira, placas informativa e um mirante, chegando a receber 8.300 visitas de turistas, moradores e estudantes das redes pública e particular de ensino e até de universitários, e virou ponto turístico. Após ser vítima de três incêndios criminosos, que destruíram toda a estrutura física, o local ficou abandonado e voltou a ter seu ecossistema degradado.

Segundo a Prefeitura, um Termo de Ajustamento de Conduta do Ministério Público Estadual, estabeleceu um prazo de seis meses para a formação do Conselho Gestor e mais três meses para a apresentação de um plano de manejo. Ao fim desse processo, o Parque deve estar novamente estruturado e habilitado a receber verbas do Ibama e do Fundo de Meio Ambiente.

O coordenador de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira, comenta sobre a importância do conselho: “Esse é o primeiro passo para que Cabo Frio volte a ter um dos seus mais belos cartões postais `disposição dos cidadãos. Após a formação do Conselho Gestor, o primeiro passo será a estruturação da área administrativa, a abertura do Parque para a visitação e, enfim, a formalização do Conselho Gestor, para que, nas mudanças de governo, se evite que o que foi feito seja desperdiçado, como vimos nas gestões anteriores. Sem sombra de dúvidas, o meio ambiente e a população de Cabo Frio vão receber um presente, que começa a ser gerado a partir da data de hoje”.

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta