Início Destaque Defesa Civil orienta sobre cuidados com fogos de artifício

Defesa Civil orienta sobre cuidados com fogos de artifício

Nesta segunda (31) em São Pedro da Aldeia, uma equipe orientará as pessoas nas ruas e nas casas sobre o uso correto do produto

-

A Defesa Civil de São Pedro da Aldeia realizará um trabalho de prevenção a respeito da queima de fogos de artifício. Durante esta segunda-feira (31), uma equipe percorrerá toda a orla da cidade, além dos condomínios, realizando orientações sobre o uso correto do produto.

Para evitar acidentes ocasionados pela queima de fogos, a Defesa Civil alerta sobre os cuidados necessários com o manuseio do material explosivo. De acordo com o diretor da Defesa Civil aldeense, Marcus Dothavio, a primeira recomendação é comprar fogos de artifício apenas em lojas vistoriadas e autorizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar, com o alvará fixado em local visível.

Ainda de acordo com Marcus, o lançamento dos foguetes deve ser feito somente em lugares espaçosos, com circulação de ar e descobertos, para não bloquear a trajetória da carga, e longe das redes de eletricidade. Não se deve acender os fogos próximo ao rosto, apontar o produto em direção à outra pessoa e nem colocá-lo em garrafas ou tijolos.

A maior causa de ocorrências está relacionada às tentativas de reacender o foguete após falha do produto. Nesse caso, é recomendado jogar água no pavio para segurança. O consumo de bebida alcoólica também é um fator pode que levar a incidentes.

Em caso de algum acidente, a orientação é lavar a parte do corpo atingida com água corrente. Para casos de hemorragia, a recomendação é estancar o local atingido e colocar a parte ferida para o alto. “É importante que a pessoa nunca passe nenhum produto no ferimento e procure um atendimento especializado, ou ligue para o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, e a Defesa Civil no 199”, recomenda Marcus Dothavio.

Confira outras importantes dicas de segurança:
– Se for soltar fogos, não consumir nenhum tipo de bebida alcoólica;
– Siga as instruções das embalagens. Acidentes são comuns com pessoas que não usam os fogos de maneira correta;
– Não utilize o produto em locais onde há perigo de incêndio. Próximo de residências também não é aconselhável;
– Nunca solte os foguetes ou bombas dentro de canos, caixas de esgoto, recipientes de vidro e afins;
– Peça para que as pessoas se afastem e nunca solte os fogos em direção a alguém;
– Em caso de realização de shows pirotécnicos, é aconselhável contratar profissionais especializados em fogos de artifício;
– Nunca deixe o produto próximo ao corpo, nem perto de fogões, isqueiros, fumantes e crianças;
– Mantenha as crianças sempre longe e não transporte os fogos nos bolsos.

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta