Início Cabo Frio Defesa da Lagoa de Araruama chega ao fim nesta quarta-feira

Defesa da Lagoa de Araruama chega ao fim nesta quarta-feira

Proibição da pesca teve duração de três meses com o objetivo de aumentar a reprodução das espécies

-

O defeso da Lagoa de Araruama chega ao fim nesta quarta-feira (1º). Nos últimos três meses, a pesca no local foi proibida com o objetivo de aumentar a reprodução das espécies e, consequentemente, contribuir para o aumento no estoque do pescado.

De acordo com a Prefeitura de Cabo Frio, foram apreendidas 42 redes e seis pessoas foram detidas durante fiscalizações realizadas pela Guarda Marítima e Ambiental do município.

O coordenador de Meio Ambiente da cidade, Eduardo Pimenta, destacou a importância do período para reprodução das espécies. “Com o defeso temos a garantia da manutenção dos estoques de peixes e camarões, o que garante a empregabilidade da cadeia produtiva da economia da região. Conseguimos, de maneira integrada, garantir que o período fosse respeitado através das fiscalizações”, afirmou.

Já o secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda de São Pedro da Aldeia, os números de 2015 e 2016 devem se repetir ao final deste defeso.

 “Observamos nos anos anteriores o aumento no tamanho e na quantidade de espécies como tainha, carapeba, perumbeba e outras. Em relação ao camarão, com certeza haverá aumento no tamanho do produto, mas em relação a quantidade não se pode afirmar nada ainda, pois ele é migratório e transita entre o mar e a lagoa”, explicou.

A Lagoa de Araruama é o maior corpo de água costeiro hipersalino em estado permanente do mundo. Tem 572 quilômetros quadrados de extensão e abrange os municípios de Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo e Cabo Frio.

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta