Início Araruama Defeso da Lagoa de Araruama termina nesta quarta

Defeso da Lagoa de Araruama termina nesta quarta

Com o fim do período, fica permitida novamente a pesca na laguna

-

Nesta quarta-feira (31) termina o período de defeso da Lagoa de Araruama. Com a medida, fica permitida novamente a prática da pesca na lagoa nas cidades de Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.

O defeso iniciou no dia 1º de agosto com objetivo de preservar a reprodução das espécies da lagoa. Durante o período houve apreensões de redes de pesca e de pescado nas cidades de abrangência. O destaque foi a operação da Polícia Federal em São Pedro da Aldeia, onde cinco pessoas foram presas e 1,5 toneladas de camarão pescado de forma irregular foram apreendidas.

Durante o defeso, os pescadores que dependem da atividade e são cadastrados no Ministério da Pesca e Agricultura recebem o seguro-defeso, benefício no valor de um salário mínimo, que é liberado por mês pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

A pesca irregular no período do defeso prevê penalidades que vão desde multa a detenção, além de apreensão do material de pesca (conforme a Lei n° 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, e o Decreto nº 6.514, de 22 de julho de 2008).

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta