HomeAraruamaEnel Distribuição Rio promove a formatura de 17 alunas do Projeto Escola...

Enel Distribuição Rio promove a formatura de 17 alunas do Projeto Escola de Mulheres Eletricistas

Todas as alunas do curso foram certificadas com alto rendimento pelo SESI/SENAI e participarão de processos seletivos para serem contratadas por empresas parceiras da Enel Rio para atuar como eletricistas de baixa tensão

-

A Enel Distribuição Rio realizou na última semana, no Centro de Excelência Operacional da companhia, em Cabo Frio, a formatura da primeira turma do projeto Escola de Mulheres Eletricistas. No total, 17 mulheres foram capacitadas e receberam seus diplomas em eletricista de rede de distribuição em baixa tensão. Todas obtiveram alto rendimento pelo SESI/SENAI e participarão de processos seletivos para contratação pelas empresas parceiras da Enel Rio.

Estiveram presentes na cerimônia autoridades locais e executivos da Enel e diretores da Firjan Leste Fluminense.

“Na Enel assumimos compromissos que valorizam a inclusão e a diversidade. E esse projeto materializa nosso anseio de inserir pessoas que se identificam com o gênero feminino nesse mercado que ainda tem predominância masculina. É gratificante acompanhar essa primeira turma formada, que está saindo da sala de aula com uma nova oportunidade de trabalho nas mãos”, destacou Claudia Guimarães, Head de Projetos de Sustentabilidade em Distribuição da Enel Brasil.

Ricardo Guadagnin, vice-presidente da Firjan Leste Fluminense, destacou a nova oportunidade que as formandas terão a partir de agora. “Estamos transformando a vida de vocês, e é um orgulho muito grande para nós da Firjan participar desse processo. A igualdade está em gerar novas oportunidades, e todos querem ter a oportunidade de emprego que vocês estão tendo neste momento”, afirmou.

A iniciativa faz parte do programa Enel Compartilha Oportunidade, que visa gerar desenvolvimento social e econômico para as comunidades por meio de oficinas de empregabilidade, inserção no mercado de trabalho, capacitação e acompanhamento profissional.

Novas eletricistas

“Eu posso, sou guerreira, eu consigo”. Foi com essas palavras que Márcia da Silva Santos, de 40 anos, uma das alunas selecionadas para o curso, topou o desafio. Mãe de duas filhas de 26 e 24 anos, e com um neto de três, ela conta que a oportunidade chegou na hora certa. “Estava desempregada, apesar de já ter trabalhado em outras áreas. Quando li sobre o curso, não pensei duas vezes e me inscrevi. Meu marido e minhas filhas apoiaram na hora. Teve momentos que achei que não daria conta, mas me dediquei 100% aos estudos e consegui. Hoje sou uma eletricista”, contou.

Sharlene da Conceição de Souza, de 34 anos, também ficou muito feliz com a nova oportunidade profissional. “Fiquei doente e desempregada em 2020, e agora vejo que essa é a chance de retornar para o mercado de trabalho em uma nova área, provando para todos que eu sou capaz e que lugar de mulher é onde ela quiser. Fiz muitas orações para ser selecionada. Agora vou me dedicar muito para ser uma boa eletricista”, destacou.

O curso, ministrado pela Firjan SENAI/SESI, teve a duração de 40 dias, sendo 30 na modalidade online e 10 dias na modalidade presencial, totalizando 240 horas. Entre os módulos que foram abordados no curso estão: Fundamentos de eletricidade básica, Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança no Trabalho aplicados a instalação de redes de distribuição, Fundamentos de rede de distribuição, Montagem e instalação de redes de distribuição, Manutenção de redes de distribuição e Operação Serviços Comerciais. As aulas práticas, no modo presencial, foram realizadas no Centro de Excelência Operacional da Enel Rio, em Cabo Frio, respeitando todos os protocolos sanitários contra a Covid-19.

Durante o período de aulas, cada aluna também foi amadrinhada por uma profissional da Enel. As madrinhas acompanharam o desenvolvimento das novas eletricistas no decorrer do curso. O objetivo foi criar uma referência nesse momento de formação.

- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Percurso passa pelo Vale das Pitangueiras, Mirante das Conchas e Morro do Vigia. Foto: Reprodução/ Internet

‘Dia Mundial de Mares Limpos’ acontece neste sábado na Praia do...

0
Neste sábado (30), será realizado o “Dia Mundial de Mares Limpos” na Praia do Peró, em Cabo Frio. A ação vai unir trilheiros, mergulhadores,...
%d blogueiros gostam disto: