Início Araruama Enem acontece neste domingo em todo o país

Enem acontece neste domingo em todo o país

Exame Nacional do Ensino Médio será realizado em dois finais de semana

-

Neste domingo (4) acontece o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estudantes de todo o Brasil irão comparecer aos locais designados para realizar o exame, que é uma oportunidade de ingressar no Ensino Superior.

A prova será realizada em dois domingos, nos dias 4 e 11 de novembro. A abertura dos portões acontece a partir do meio-dia com fechamento às 13h. É recomendável que o estudante compareça à escola com uma hora de antecedência.

Segundo o Ministério da Educação e Cultura (MEC), é obrigatório que o aluno leve um documento oficial de identificação com foto e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Também é aconselhável levar o Cartão de Confirmação de Inscrição e Declaração de Comparecimento impressos para assinatura do Chefe de Sala (caso precise do documento).

O exame possui 180 questões, divididas nas seguintes áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

A estudante de Cabo Frio, Isabelle Bezzera, comenta que o Enem é uma oportunidade para os alunos que querem ingressar em uma universidade. “Fazer a prova vale a pena, porque é uma oportunidade de ingressar tanto na faculdade pública ou na privada. O único problema é a prova cobrar conteúdos que, infelizmente, muitos alunos de escola pública não chegam a ver ou não ter tanto conhecimento sobre determinados assuntos”, comentou.

O Enem é realizado pelo MEC e avalia estudantes de escolas públicas e particulares do Ensino Médio. A nota adquirida é utilizada pelas universidades para oferecer bolsas de graduação. Os estudantes também podem optar por utilizá-la para conseguir financiamento do governo através do Fies ou bolsas através dos programas Prouni e Sisu.

Horário de verão

O horário de verão inicia à meia-noite, na madrugada de sábado (3) para o domingo (4). Os estudantes devem estar atentos em adiantar os relógios em uma hora, para não perder o horário da prova. Mais informações podem ser encontradas através do portal www.enem.inep.gov.br.

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta