Escolas públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro podem passar a ter pelo menos três horas semanais de aulas de Educação Física. É o que propõe o Projeto de Lei 1.744/12, do ex-deputado Paulo Ramos, que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vota, em segunda discussão, nesta quarta-feira (26). Caso receba emendas parlamentares, a medida sairá de pauta.
O texto reitera a obrigatoriedade da aula ser ministrada por um profissional com curso superior completo em Educação Física. Na ausência desse profissional, a aula poderá ser ministrada por alunos do curso de Educação Física, desde que sejam seguidos os requisitos estabelecidos pelo Conselho Federal de Educação Física, órgão regulador da profissão.
“A prática esportiva como instrumento educacional visa o desenvolvimento humano e capacita o sujeito a lidar e desenvolver suas competências, sem falar no esporte como instrumento pedagógico. O esporte cada vez mais vem revolucionando as escolas do país”, ressaltou Paulo Ramos