HomeAraruamaEspetáculo relembra trecho da história brasileira em comemoração ao Bicentenário da Independência,...

Espetáculo relembra trecho da história brasileira em comemoração ao Bicentenário da Independência, em Araruama

'Honra e Liberdade' será apresentado no Teatro Municipal no domingo, dia 27 de novembro, às 20h.

-

Um espetáculo artístico unindo dança e teatro vai recontar parte importante da História do Brasil. Chamada “Honra e Liberdade”, a peça será apresentada no Teatro Municipal de Araruama no domingo, dia 27 de novembro, às 20h.

O recorte será o período da vinda da família real portuguesa para o Brasil até a coroação de D. Pedro I como imperador, em comemoração ao Bicentenário da Independência.

De acordo com a produtora do evento, Lyana Teixeira, o projeto é um desdobramento do espetáculo “As Imperatrizes do Brasil”, de 2019, que foi remontado em 2021 para veiculação online.

“‘Honra e Liberdade’ trará o olhar de Pedro de Alcântara a partir de sua vinda com a família real de Portugal para o Brasil, seus feitos e realizações na então colônia até a proclamação da independência e sua ascensão a imperador do país”, explicou Lyana.

Algumas referências usadas para a montagem do trabalho foram os livros escritos por Paulo Rezzutti e Laurentino Gomes sobre a vida do imperador.

A equipe e elenco do espetáculo está empenhada em estudos de textos e vídeos que contam a história e as condutas do período para que possam realizar a imersão no modo de vida e feitos de 1808 a 1822.

“Haverá preparação corporal específica para a montagem desse espetáculo, o qual estima-se a conclusão de um material autoral e inédito”, disse Lyana.

O espetáculo tem ainda como objetivo descortinar a História do Brasil, contribuindo para o conhecimento, valorização e identidade da sociedade.

“Contribuir para a formação de plateia cultural e artística, movimentar a economia criativa, oportunizar experiências a novos fazedores de cultura e fortalecer a identidade cultural da região”, comentou a produtora do evento com relação a intenção do espetáculo.

O espetáculo “Honra e Liberdade” foi contemplado no Edital Retomada Cultural 2 e é uma realização do Centro de Artes Elizabeth Oliveira, com produção de Purp Arte e Movimento, e patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Os lugares são numerados e os ingressos para a apresentação serão vendidos a R$20 no Centro de Artes Elizabeth Oliveira, na Rua XV de Novembro, 320. Para mais informações sobre o espetáculo e a aquisição de ingressos, os organizadores disponibilizaram o número (22) 98866-4401.

Serviço:

O quê: Espetáculo ‘Honra e Liberdade’
Data e hora: Domingo, 27 de novembro, às 20h
Endereço: Teatro Municipal Prefeito Graciliano Torres Quintanilha, Rua Paraguai, s/nº. – Praça Antônio Raposo, Araruama/RJ.
Ingressos: R$20

- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Percurso passa pelo Vale das Pitangueiras, Mirante das Conchas e Morro do Vigia. Foto: Reprodução/ Internet

‘Dia Mundial de Mares Limpos’ acontece neste sábado na Praia do...

0
Neste sábado (30), será realizado o “Dia Mundial de Mares Limpos” na Praia do Peró, em Cabo Frio. A ação vai unir trilheiros, mergulhadores,...
%d blogueiros gostam disto: