Inspirado em um projeto que é sucesso em Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, o arquiteto e urbanista Octavio Raja Gabaglia, o Otavinho, projetou, em parceria com o arquiteto Roberto Gonçalves, um shopping a céu aberto em Itaparica, Bahia, seguindo o chamado Estilo Búzios de arquitetura. O Vilage Itaparica é um complexo de férias e turismo inovador, que fica na área onde antes funcionava o Club Med. Além do projeto de Octavio, o espaço conta também com apartamentos de veraneio, beach club e shopping, assinados, respectivamente, pelos arquitetos: Sidnei Quintela, Carlos Maud e Eduardo Marzano.
O complexo leva para a ilha o sistema de multipropriedade ou de compra compartilhada de unidades de imóveis, que consiste na compra fracionada de unidades onde cada proprietário pode usar o resort pelo tempo proporcional ao que pagou. O projeto é da Eindom Empreendimentos, braço imobiliário da Lorinvest, uma gestora de recursos inspirada pela visão do Grupo Lorentzen.
Octavio explica que quando recebeu o convite de realizar esse trabalho com o amigo Roberto, o pedido era que fizessem algo que fosse a cara de Búzios. Octavio se lembrou que quando mais jovem, ainda aprimorando o estilo que o consagraria e daria identidade ao balneário mais famoso do Rio de Janeiro, esteve na Bahia e de dentro do táxi foi impactado por um telhado.
“Desci do táxi e fiquei diante daquela casa, que era muito velha, mas que tinha um telhado perfeito, muito próximo dos que eram feitos pelos pescadores de Búzios. Ali foi feita a simbiose para os telhados aplicados no que viria a ser chamado depois de Estilo Búzios. Hoje realizar um trabalho como esse em Itaparica, um lugar que gosto tanto, e junto com um arquiteto que chamo de mágico, como o Roberto, tem um sentido profundo”, lembra.

O Estilo Búzios é um modelo de construção despojado e simples, sem adornos ou formas escultóricas, mas com acabamento e simetria que entrega uma atmosfera aconchegante e elegante, buscando a interação entre interior e exterior, respeitando o limite máximo de dois pavimentos, sendo a taxa de ocupação da sobreposição parcial, evitando os chamados “caixotes”. Esse estilo horizontalizou Búzios, não impactando na paisagem natural que acaba realçada pelo charme das telhas cerâmicas.
“Como já fiz em outras cidades, as características principais do Estilo estão preservadas. A diferença é que o projeto levou em conta as características geográficas e climáticas da Bahia, em especial Itaparica. Mas o fundamental foi que a visão do empreendimento fecha com a minha e do Roberto: o respeito pela comunidade, cultura e paisagem local, além da busca pela sustentabilidade. Não cortamos uma arvore e demos ao pequeno rio que corta o empreendimento destaque no projeto”, explica Octavio.
Samuel Goldstein, CEO da Eindom, confirma que a recuperação dos manguezais e corais, a promoção do uso sustentável dos recursos naturais, além da utilização e capacitação de mão de obra da comunidade local estiveram no centro do projeto geral do Vilage Itaparica.
“O compromisso com a sustentabilidade, em todos os seus aspectos, faz parte do DNA da gestão Lorinvest e do histórico do Grupo Lorentzen”, reforça.
A previsão de entrega da primeira fase do empreendimento é o beach club, entre 2024 e 2025, homenageando a cultura baiana, e com capacidade para até 1.500 pessoa por dia. Com duas piscinas de ondas, uma com surf recreacional, piscina kids e baby, bar molhado, quadra de beach tennis, área VIP, espaço para shows e eventos, área dedicada a crianças, integração com a praia, entre outras atrações, todos os proprietários dos apartamentos terão direito a usufruir o espaço. Há também a opção de comprar apenas o título do beach club para quem já tem casa na Ilha ou frequenta a Ilha de Itaparica.