Início Araruama Estudantes da Região dos Lagos comentam sobre temas abordados no primeiro dia...

Estudantes da Região dos Lagos comentam sobre temas abordados no primeiro dia do Enem

Mais de 4 milhões de estudantes do país realizaram a prova neste domingo

-

Mais de 4 milhões de pessoas participaram do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) neste domingo (4) em todo o país. Na Região dos Lagos, as escolas apresentaram movimento significativo. Neste primeiro dia, as questões de linguagens e ciências humanas abordaram temas da atualidade como o machismo, racismo, feminismo, cultura LGBT e direitos humanos, que resultou em comentários de internautas nas redes sociais. A redação teve o tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Os assuntos abordados dividiram as opiniões dos estudantes.

João Pedro Glória, de 15 anos, fez o ENEM pela primeira vez e fala sobre os possíveis víeis ideológicos dos assuntos. “Achei que as questões de linguagens tinham um viés ideológico mais puxado que as de humanas. De todo, acho sempre importante mostrar todos os lados e não apenas uma ideologia, como ficou bem claro na prova”. Ele também fala sobre o tempo da prova. “Quando eu via, os minutos passavam voando e eu tinha feito poucas questões. O pouco preparo que tive foi pelo que eu aprendi na escola e uma rápida revisão no fim de semana com uns vídeos e simulados disponibilizados pelo sistema da escola”, contou.

Já o estudante de jornalismo, Matheus Miller, que fez a prova pela quarta vez em busca de uma bolsa integral, afirmou que os temas fazem parte do dia a dia. “São temas que fazem parte do nosso dia a dia, e estão cada dia mais em evidência, sendo discutidos seja com amigos ou familiares”, disse.

Segundo a presidente do INEP Maria Inês Fini, foi registrado o menor índice de estudantes ausentes desde 2009, quando o exame passou a ter dois dias de aplicação. Dos 5,5 milhões inscritos, apenas 1,3 milhões não compareceram para fazer a prova. Ainda de acordo com a presidente do INEP, o baixo número de ausências neste primeiro dia de prova se deve à campanha que foi realizada pelo Ministério da Educação para alertar os estudantes de que a primeira etapa do exame coincidia com o início do horário de verão em vários estados.

O segundo dia de prova do ENEM acontece no próximo domingo (11), com o tempo de 5 horas para responder 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 de Matemática e suas Tecnologias.

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta