Início Armação dos Búzios Festa de Sant'Anna, em Búzios, tem shows a partir desta quinta-feira

Festa de Sant’Anna, em Búzios, tem shows a partir desta quinta-feira

Programação mescla atividades religiosas com apresentações de MPB e sorteio de prêmios

-

A tradicional festa de Sant’Anna, em Búzios, começa nesta quinta-feira (26) e prossegue até domingo (29). Durante os quatro dias, a programação comemorativa à padroeira da cidade irão mesclar atividades religiosas e de lazer, como apresentações musicais de MPB, competições religiosas, quadrilhas e queima de fogos. Os festejos acontecem na Paróquia de Sant’Anna e Santa Rita de Cássia, que organiza a festa e fica na Avenida José Bento Ribeiro Dantas, em Manguinhos. A Prefeitura de Búzios dá apoio ao evento.

Na quinta (26), a partir das 6 horas, tem a tradicional alvorada que começa no Centro e vai até o Morro da Igreja, ao som da banda do maestro Jessé Menezes. Às 10h30, o padre Marcello Chelles celebra uma missa seguida da Solenidade das Bandeiras, que começa às 11 horas. Às 18 horas, tem a procissão solene, seguida de nova missa, às 19h30. As apresentações começam às 21 horas. No palco do Morro, Márcio Pacheco toca música católica. A programação do primeiro dia será completada com as apresentações de Lance Mineiro (22h) e Diego Lacer (23h30), ambas no palco principal.

Na sexta (27), o som começa às 21 horas, no palco do Morro. Às 22 horas, começa no palco principal o show do Samba Búzios, seguido do Korda Solta, às 23h30. No sábado (28), tem missa às 20 horas. As atrações são a Banda Israel, às 21 horas, no palco do Morro; Léo Ackermann, às 21 horas, no palco principal; e Mazinho e Banda, também no principal, às 23h30.

O último dia de programação, no domingo (29), começa às 8 horas, com a corrida e travessia de Sant’Anna. Às 10 horas, acontece a Cavalgada, enquanto às 13 horas haverá o almoço festivo com bingo. Às 20 horas, começa a música no palco do Morro. Às 21 horas, no palco principal, toca a Banda Rabuja. Às 23h30, haverá o sorteio das rifas com o anúncio dos novos festeiros e à meia-noite, acontecerá a queima de fogos.

As homenagens à Sant’Anna começaram no último dia 17 e, desde então, houve a novena, missas e uma procissão em nome da santa. Na sexta (20) e no sábado (21) também aconteceram apresentações de grupos de folia de reis.

278 anos de fé, amor e tradição – Segundo a tradição católica, Santa Ana ou Sant’Anna (do latim Anna, por sua vez do hebraico transliterado Hannah, “Graça”) foi genitora de Maria, mãe de Jesus Cristo. A festa em homenagem à santa acontece desde 1740, sendo considerada a maior e mais importante manifestação de fé e cultura da cidade de Búzios.

Ao longo destes 278 anos de celebração, a festa em homenagem à padroeira vem sendo considerada um encontro das famílias buzianas. Diz uma lenda que a imagem de Santa Ana foi encontrada no mar por pescadores e que, a partir desse dia, não faltou mais pesca para a população.

Também diz-se que, durante a construção da capela (em 1740), a imagem da santa mudava milagrosamente de posição, virando-se em direção ao mar durante a noite, o que fez com que a capela fosse definitivamente construída voltada para o mar.

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta