HomeCabo FrioFolia de Reis será celebrada nesta sexta (6), na Praça da Cidadania,...

Folia de Reis será celebrada nesta sexta (6), na Praça da Cidadania, em Cabo Frio

Grupos “Estrela do Oriente”, “Estrela D’alva” e “Boi da Abissínia” comandam os festejos a partir das 21h

-

A Praça da Cidadania, na Praia do Forte, será palco da Folia de Reis. Mantendo viva a cultura popular de Cabo Frio, a tradicional festa cristã será celebrada nesta sexta-feira (6), a partir das 21h. A programação é gratuita e será comandada pelos grupos folclóricos “Estrela do Oriente” e “Estrela D’alva”. A folia “Boi da Abissínia” vai abrir espaço para os grupos passarem com o cortejo no meio do público.

A Folia de Reis é Patrimônio Cultural Imaterial de Cabo Frio, desde que a Lei 3.268 foi sancionada pelo prefeito José Bonifácio em março de 2021. Com a sanção, o Dia de Reis, comemorado no dia 6 de janeiro, passou também a integrar o Calendário Oficial de Eventos da cidade.

O festejo é uma manifestação folclórica que celebra a adoração dos magos ao nascimento de Jesus Cristo. A festa se caracteriza como um cortejo de cantos religiosos e humorísticos, com elementos musicais e presença de vários instrumentos, como acordeons, violões, violas, reco-reco, caixas, pandeiros, entre outros.

Cada componente tem um papel: o dono da folia tira o alvará de saída junto ao delegado; o mestre folião puxa o coro e comanda as entradas com um apito; o palhaço é muito admirado pelo público, que vibra com sua dança e seus versos desconcertantes, e o alferes conduz a bandeira que representa para a Folia de Reis o que a estrela guia representou para os reis magos.

- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Percurso passa pelo Vale das Pitangueiras, Mirante das Conchas e Morro do Vigia. Foto: Reprodução/ Internet

‘Dia Mundial de Mares Limpos’ acontece neste sábado na Praia do...

0
Neste sábado (30), será realizado o “Dia Mundial de Mares Limpos” na Praia do Peró, em Cabo Frio. A ação vai unir trilheiros, mergulhadores,...
%d blogueiros gostam disto: