Início Araruama FonteCerta Explica: engajamento político - Jovens estudantes lutam por melhores condições na...

FonteCerta Explica: engajamento político – Jovens estudantes lutam por melhores condições na educação

Associação de jovens com engajamento político tem movimentado causas no estado do Rio e também em Cabo Frio, na Região dos Lagos

-

A Associação dos Estudantes Secundaristas do Estado do Rio de Janeiro (AERJ), que representa todos os estudantes de instituições de ensino fundamental e ensino médio, ensino técnico e ensino pré-vestibular do Brasil, tem se mobilizado para lutar em busca dos direitos dos alunos, como em ter mais democracia nas escolas, pelo direito ao passe livre e por uma educação pública e de qualidade para todos.

A associação foi fundada em 2002 por um grupo de estudantes que entenderam que era necessário haver uma entidade representativa no Estado do Rio de Janeiro. Na Região dos Lagos, há em média 50 jovens que participam dessa associação e se concentram principalmente nas cidades de Cabo Frio, Búzios, Arraial e Araruama, aonde atuam com seus projetos.

“Nós organizamos manifestações, passeatas e reivindicamos nossos direitos. Esse ano estamos fazendo uma grande movimentação para aprovar uma lei que dê passe livre para os estudantes universitários e dos cursos técnicos subsequentes”, disse Caio, um dos principais líderes da Região dos Lagos.

Os grupos promovem debates em escolas e, sempre que possível, com candidatos à cargos políticos, sobre temas como o acesso à educação, machismo, racismo e homofobia.

“A gente acha que a política precisa ser construída no dia a dia, organizando a luta junto com as bases. Precisamos aumentar a participação do povo na política. No movimento estudantil, por exemplo, a gente faz isso indo nas escolas, conversando com os estudantes para saber quais são os principais problemas que eles sofrem, e convidando eles para participarem da luta e ajudar a solucionar esses problemas junto”, falou Caio.

Os jovens da AERJ acreditam que com essas atitudes, ajudam as pessoas a refletir e a conhecer mais a fundo sobre a política do seu país, assim, no período eleitoral, conseguem ter uma capacidade melhor de escolha dos candidatos e de decidir o seu voto.

 

Escrita por: Maressa Braga                                                                                    Curso: Jornalismo. Universidade Veiga de Almeida (Campus Cabo Frio)                              Supervisão: Profª Mônica Sousa*

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta