Início Cabo Frio Forte São Mateus será reaberto no domingo após reparos

Forte São Mateus será reaberto no domingo após reparos

Principal monumento histórico da cidade recebeu melhorias

-

Após anos sem receber melhorias significativas, com acesso limitado e arriscado, o Forte São Mateus, na Praia do Forte, recebe um acesso novo e restaurado. O evento de reabertura será neste domingo (9), às 18h. A obra foi feita pela Secretaria de Cultura, em parceria com a Comsercaf.

Segundo a secretária de Cultura Meri Damaceno, o Forte São Mateus era uma grande preocupação da pasta, já que o local estava depreciado e com riscos para os visitantes. “Foram anos com o guarda-corpo quebrado e gerando perigo a quem frequentava o Forte.”, disse ela.

O Forte foi construído entre 1616 e 1620 para defender a costa das invasões de ingleses, franceses e holandeses e protegia a Boca da Barra da entrada dos piratas que queriam roubar o Pau Brasil em Cabo Frio. Em 1956, o conjunto arquitetônico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Na obra de restauração, foi construída uma rampa de acesso do calçadão até a ponte. O Forte foi pintado e a iluminação foi recuperada. O calçadão do canto da praia próximo ao local também passou por uma revitalização com limpeza, jardinagem e recolocação das pedras portuguesas.

O local recebeu um novo guarda-corpo para ponte, novas hastes de inox para todo o trajeto e correntes. A ponte foi recapeada, assim como as escadas de acesso. O investimento foi de aproximadamente R$ 31 mil em toda a reforma do Forte.

A reforma do Forte São Mateus começou no dia 7 de novembro. A previsão é que até amanhã (7), todo o trabalho esteja concluído.

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta