Na última quinta-feira, dia 13, aconteceu a primeira reunião de reestruturação do Fórum das Entidades Civis de Armação dos Búzios (FECAB), e contou com a presença de representantes de 14 instituições privadas ativas no município e de moradores. O objetivo do encontro foi retomar as ações do FECAB, que estavam paradas desde 2020, devido à pandemia.
O Fórum tem como finalidade fazer valer a participação popular como um dos principais instrumentos de gestão urbana, conscientizar e mobilizar os cidadãos a atuar junto com o Governo Municipal, visando um município mais justo, ordenado e que ofereça uma melhor qualidade de vida para os cidadãos.
De acordo com Thomas Weber, presidente do Sindicado dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SindSol) de Armação dos Búzios, essa união vem pra somar junto do poder executivo e legislativo municipal.
“A FECAB surgiu há mais de duas décadas, sempre aconteceu essa troca entre público-privado e estamos retomando as atividades, justamente para debatermos sobre vários assuntos pertinentes, e levarmos as demandas para o governo, visando a melhoria da qualidade de vida em Búzios. O trabalho em conjunto sempre resulta melhores resultados”, enfatiza Thomas.
O próximo encontro acontecerá no dia 04 de maio, é aberto ao público e nesta ocasião acontecerá a eleição das duas entidades que irão coordenar as ações do FECAB, durante o biênio 2023/2025. Atualmente, a coordenação é realizada pela Associação dos Moradores e Caseiros da Ferradura (AMOCA Ferradura) e Associação dos Hotéis de Búzios (AHB).
As entidades, coletivos e cidadãos interessados em conhecer, ou participar, das ações do FECAB, podem entrar em contato com o Fórum por meio do e-mail: fecabbuzios@hotmail.com
Sobre a FECAB
O Fórum das Entidades Civis de Armação dos Búzios é uma ação não governamental, laico, pedagógico e suprapartidário. Aberto a todas as Entidades Civis de Búzios, legalmente constituídas, aos movimentos coletivos e a todos os cidadãos que dele queiram participar.
A missão do FECAB é incentivar a organização da sociedade civil por meio das instituições privadas, conhecer suas diferentes demandas, congregar os coletivos para criar uma representatividade eclética da sociedade de Búzios e promover a disseminação do conhecimento e da informação, para que o governo possa exercer uma gestão democrática.
O FECAB atua em tópicos como Saneamento Ambiental, Turismo, Educação, Geração de Emprego e Renda, Segurança Pública, Mobilidade e Acessibilidade, entre outros. Além do Plano Diretor e do Orçamento Participativo.