HomeCabo FrioFurto de equipamentos prejudica abastecimento de água e esgotamento sanitário na Região...

Furto de equipamentos prejudica abastecimento de água e esgotamento sanitário na Região dos Lagos

Materiais foram furtados em quatro estações de bombeamento em Cabo Frio e São Pedro da Aldeia

-

As Estações de Bombeamento de água e esgoto dos bairros Cajueiro, Porto do Carro e Jacaré, em Cabo Frio; e Vinhateiro, em São Pedro, tem sido alvo constante de uma ação criminosa. Desde o início de outubro, as unidades têm sofrido com o furto de cabos, fios e painéis eletrônicos. A ação causa impactos no abastecimento de água e no esgotamento sanitário das localidades. Até o momento, dez ocorrências já foram registradas e o prejuízo gira em torno de R$100 mil.

A ação paralisa o sistema de distribuição de água, reduzindo a pressão na rede e impedindo que a água chegue nos imóveis localizados nos pontos mais distantes e elevados dos bairros, prejudicando mais de cinco mil moradores. Já no sistema de esgoto, impede que o material captado seja levado até a Estação de Tratamento. “Essa ação não afeta somente a concessionária, mas também, toda a população local, que tem o abastecimento reduzido. Sem contar com a preocupação com os impactos que podem causar no meio ambiente. As unidades são monitoradas e nossas equipes agem o mais rápido possível para reduzir os transtornos para os moradores. Confiamos que as autoridades competentes irão identificar os responsáveis”, pontua o diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas.

As estações, que contam com câmeras de vigilância e alarme, são monitoradas 24h por meio do Centro de Controle Operacional da empresa, que fica na sede da empresa, em São Pedro da Aldeia. Com um dos modelos mais avançados no setor do saneamento disponível no Brasil, em dez grandes telas, é possível acompanhar milhares de informações em tempo real, acompanhando os sistemas de captação, tratamento e distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto.

- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Percurso passa pelo Vale das Pitangueiras, Mirante das Conchas e Morro do Vigia. Foto: Reprodução/ Internet

‘Dia Mundial de Mares Limpos’ acontece neste sábado na Praia do...

0
Neste sábado (30), será realizado o “Dia Mundial de Mares Limpos” na Praia do Peró, em Cabo Frio. A ação vai unir trilheiros, mergulhadores,...
%d blogueiros gostam disto: