Início Cabo Frio Hospital de Cabo Frio alerta para aumento de casos de HIV na...

Hospital de Cabo Frio alerta para aumento de casos de HIV na cidade

-

O Hospital Dia, referência para testes e tratamentos de doenças como sífilis, HIV e Hepatites B e C, faz um para o aumento de casos de HIV e Sífilis entre jovens no município de Cabo Frio.

De acordo com as informações, no ano passado, o Hospital Dia registrou cerca de 130 novos casos de pessoas com HIV em Cabo Frio. E em janeiro deste ano, houve registro de cinco novos casos, somando 135.

Aparecida Castorina, médica infectologista, afirma que nos últimos três anos também aumentou muito o número de casos de HIV entre jovens na cidade, com prevalência entre homens que fazem sexo com homens (HSH). No total, o Hospital Dia tem, hoje, 903 pessoas cadastradas e em tratamento.

Em 2014, o Ministério da Saúde tornou obrigatória a notificação de casos de HIV no país. Isso significa que todos os serviços de saúde devem informar todos os novos casos ao órgão; antes, esse dado era feito a partir de amostragem em estudos isolados. O HIV é notificado no momento do resultado do teste, se positivo.

O que é o HIV?
HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da Aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Ter o HIV não é a mesma coisa que ter Aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

A Aids é notificada se o indivíduo aparece no hospital com alguma doença como câncer ou infecções, ou com a imunidade muito baixa; se, durante o tratamento dessas doenças, o paciente faz o teste de HIV e ele dá positivo, o caso é notificado como Aids

Confira as formas de contágio
O contágio pode se realizar por meio de: sexo vaginal sem camisinha, sexo anal sem camisinha, sexo oral sem camisinha, uso de seringa por mais de uma pessoa, transfusão de sangue contaminado, da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação, instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.

Não é possível contrair a doença com: sexo desde que se use corretamente a camisinha, masturbação a dois, beijo no rosto ou na boca, suor e lágrima, picada de inseto, aperto de mão ou abraço, sabonete/toalha/lençóis, talheres/copos, assento de ônibus, piscina, banheiro, doação de sangue, pelo ar.

O Hospital Dia fica localizado na Rua Expedicionários da Pátria, s/nº, em São Cristóvão, atrás do Hospital Municipal São José Operário. O atendimento de rotina é feito de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h. O telefone do Hospital Dia é (22) 2645-3481.

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta