O secretário de Estado de Saúde, Fernando Ferry, inaugurou nessa quinta-feira (18) o Hospital de Campanha de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Esta é a quarta unidade entregue para atendimento a pacientes do SUS infectados pela Covid-19. Eles serão encaminhados ao hospital via sistema de regulação e a unidade já está apta a receber pacientes com coronavírus.
Inicialmente, o hospital passa a funcionar com 40 leitos – sendo 20 de enfermaria e 20 de UTI – e conta com suporte de 40 respiradores. Funcionando plenamente, a unidade terá capacidade para 200 leitos, sendo 120 de enfermaria e 80 de UTI. O Hospital de Campanha de São Gonçalo é uma unidade de alta complexidade, com capacidade para realizar procedimentos de hemodiálise e exames de ultrassom, raio-x e tomografia.
“Vários indicadores nos mostram que o contágio pela doença está em queda, contudo é muito importante estarmos preparados para qualquer eventualidade. Este hospital será fundamental para a população de São Gonçalo e municípios vizinhos no suporte à vida. Estamos trabalhando duro para colocar todas as unidades para funcionar” – ressaltou o secretário de Estado de Saúde, Fernando Ferry.
A gestão do Hospital de Campanha de São Gonçalo ficará a cargo da Fundação Saúde. A próxima unidade a ser entregue será a de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, com data ainda a ser definida.
Até o momento, o Governo do Estado entregou três hospitais de campanha: o Lagoa-Barra, no Leblon, e o Parque dos Atletas, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, ambos com 200 leitos cada, construídos e geridos pela Rede D´Or; e o Maracanã, na Zona Norte, com 400 leitos.