Implantação de rede de esgoto na Praia do Siqueira começa pela praça Oswaldo Cruz

Até o fim do ano, três quilômetros de rede separativa serão instalados no bairro

0
75
Até o fim do ano, três quilômetros de rede separativa serão instalados no bairro. Foto: Divulgação/ Prolagos

Nas ruas do entorno da Praça Oswaldo Cruz, na Praia do Siqueira, em Cabo Frio, as equipes da Prolagos iniciaram a avaliação das vias. O trabalho é feito com pás e equipamentos de sondagem para averiguar o melhor ponto para ser inserida a tubulação da rede coletora de esgoto. Ao todo, cerca de três quilômetros de rede separativa serão instalados no bairro, reforçando a proteção ao meio ambiente e beneficiando aproximadamente 1.400 moradores. Às margens do Canal Palmer, na esquina entre as ruas Acre e Luiz Feliciano Cardoso, onde fica a Capela de São Pedro, também será instalada uma caixa de captação em tempo seco, onde todo o esgoto será interceptado e enviado até a Estação de Tratamento da localidade, formando um cinturão protetor da Lagoa de Araruama.

A construção será concluída até dezembro deste ano e se somará aos 38 km de cinturão já implantados pela concessionária, permitindo que seja concluído o fechamento da faixa protetora da maior laguna hipersalina em estado permanente do mundo.

“Para nós, esta obra é muito importante, pois é o começo de uma conquista de uma luta antiga. Essa rede separativa tem todo o apoio da nossa comunidade e tenho certeza que a partir dessa obra, muitas outras ações virão em benefício da nossa laguna”, afirma o morador Valério Almeida.

Além da Praia do Siqueira, em Cabo Frio, e de Ubás, em Iguaba Grande, cujas obras já começaram, a Prolagos irá investir mais de R$50 milhões, na implantação de 26 km de cinturão nas cidades de Arraial do Cabo, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. Também fazem parte do cronograma os bairros: Recanto das Dunas, Vila do Sol, Jacaré (próximo ao Mercado de Peixe) e Porto do Carro, em Cabo Frio; e Vinhateiro, Mossoró, Baixo Grande, Nova São Pedro e Campo Redondo, em São Pedro da Aldeia.

“Esse investimento vai contribuir para termos uma qualidade de água ainda melhor na nossa lagoa, contribuindo para o turismo, a pesca, a economia local e para o desenvolvimento da nossa Região dos Lagos”, ressalta o diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here