Uma ação desencadeada, na última segunda-feira (06), pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Superintendência Lagos São João, flagrou e puniu os responsáveis por descartar irregularmente resíduos em área não licenciada localizada no município de Búzios, na Região dos Lagos. A operação foi desencadeada a partir de denúncia recebida pelo órgão ambiental estadual.
Após levantamento prévio efetuado pelo Inea, os técnicos vistoriaram a Rua 15 no bairro Vila Verde onde constataram que dois caminhões faziam o despejo de resíduos da construção civil e restos de podas de vegetação em terreno não licenciado. Os detritos estavam sendo utilizados para aterrar trecho de um curso d’água, o que configura crime ambiental.
“Estamos intensificando as nossas operações visando combater o descarte irregular de resíduos, e quem for pego cometendo essa irregularidade está sujeito a multa. Vamos continuar avançado com as nossas ações”, ressaltou o presidente do Inea, Philipe Campello.
Os caminhões foram apreendidos e seus proprietários foram autuados pelas irregularidades ambientais com base nos Artigos 85: “Dar início ou prosseguir na operação de qualquer atividade sem possuir licença de operação…”; e 93: “Poluir, por qualquer forma ou meio, o solo ou corpos hídricos…” da Lei Estadual nº 3467/2000.