Início Araruama Início do horário de verão se aproxima e opiniões sobre a medida...

Início do horário de verão se aproxima e opiniões sobre a medida são divididas

Após dois adiamentos, o horário começa no próximo domingo

-

O horário de verão de 2018 inicia neste domingo (4). A medida, que consiste no adiantamento do relógio durante o verão e a primavera para tornar os dias mais longos, acontece no Brasil desde a década de 30. O horário de verão é para reduzir a demanda de energia elétrica em horários de maior consumo, fazendo com que as pessoas economizem e aproveitem mais a iluminação da luz do sol.

Normalmente, o horário de verão inicia no mês de outubro, mas devido às eleições, que aconteceram nos dias 7 e 28, foi adiado para o dia 4 de novembro. Houve também a possibilidade de adiar para o dia 18 de novembro, depois do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), mas se manteve no dia 4. A tendência é que o horário de verão continue mais curto nos próximos anos.

Com a proximidade do início do novo horário, as opiniões sobre o adiantamento se dividem entre pessoas que gostam e não gostam da medida. Muitas das opiniões são expostas nas redes sociais. A cuidadora de idosos, Magaly Lapa, diz não gostar do horário por achar a noite menor. “Às oito da noite ainda está claro, então você passa a dormir mais tarde e acordar mais cedo. Me sinto mais cansada durante os dias de trabalho por causa do horário”, disse.

Já para a modelo fotográfica Ingryd Fernandes, o horário de verão complementa o clima da estação. “O horário faz o dia ficar mais leve e bonito, principalmente no horário do pôr do sol”. A modelo, que mora na cidade praiana de Saquarema, completa dizendo que pode aproveitar melhor a praia. “Saio às 17h do trabalho e tem como ir à praia pra curtir duas, três horas lá”, comentou.

Os estados que devem adiantar o horário em uma hora são: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal. O Norte e Nordeste não participam do horário de verão.

O horário de verão termina às 00h do dia 17 de fevereiro de 2019, onde deve atrasar o relógio em uma hora.

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta