A partir desta terça-feira (16), a prefeitura instalará barreiras sanitárias na entrada do município e serviços essenciais como mercados, açougues, farmácias, postos, peixarias e atacado funcionam de 6h às 22h. Serviços não essenciais devem funcionar de 10h às 19h, com exceção de shoppings que fecham às 22h.
Banhistas e turistas não poderão ter acesso à praia com guarda sóis, cadeiras ou mesas. A venda ou aluguel desses materiais por ambulantes ou camelôs também terá que ser suspensa.
Em relação aos meios de hospedagem, a ocupação será reduzida de 75% para 50% e equipes da Vigilância Sanitária farão a fiscalização diretamente nos locais. O número de ônibus de excursão também foram reduzidos e de 80 veículos somente 40 poderão rodar no município.
Segundo José Bonifácio, um novo Comitê Executivo composto por 4 secretários terá autoridade para requisitar funcionários públicos municipais e equipamentos para cumprir as normas do decreto. O Comitê também terá delegação para estabelecer novas restrições durante os dias.
“Não temos recursos atualmente para vacinar 200 mil habitantes, então vamos destinar 5 milhões para 50 mil habitantes. O valor que iriamos quitar o salário atrasado de funcionários do ano passado pode ser destinado à compra de vacinas. Muitas medidas estão sendo tomadas também junto de outras prefeituras principalmente no que diz respeito ao atendimento de moradores de Cabo Frio,” disse.
Ainda de acordo com o prefeito, nesta quarta-feira (17) José Bonifácio pretende assinar um termo técnico de cooperação com o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, para solicitar assistência à pacientes que precisam de leitos em hospitais.