Início Araruama Justiça promove audiência pública sobre despejo de esgoto na Lagoa de Araruama

Justiça promove audiência pública sobre despejo de esgoto na Lagoa de Araruama

Ação civil pública foi ajuizada contra a concessionária Águas de Juturnaíba

-

A Justiça de Araruama promove uma audiência pública na tarde desta segunda-feira (26) para debater suposto despejo irregular de esgoto na Lagoa de Araruama. Uma ação civil pública foi ajuizada pelo Ministério Público contra a concessionária Águas de Juturnaíba e os municípios de Araruama, Silva Jardim e Saquarema, além da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro e o Estado do Rio.

Segundo o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, a audiência vai debater e buscar soluções para os problemas ambientais da lagoa, do sistema de saneamento e a cobrança de tarifa de esgoto.

De acordo com os autos do processo, a falha de planejamento quanto ao saneamento na região provocou lançamento de milhares de litros de esgoto in natura em valas a céu aberto na lagoa.

A Lagoa de Araruama é a maior massa de água hipersalina em estado permanente no mundo, banhando os municípios de Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo. Desde os anos 90, a lagoa tem sofrido com a poluição por conta do despejo de esgoto, diminuindo o atrativo turístico de suas praias.

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta