Início Armação dos Búzios Livro com estudos da APA Pau Brasil em Búzios é distribuído no...

Livro com estudos da APA Pau Brasil em Búzios é distribuído no município

Obra do biólogo Janis Roze e Amanda Bernal também está disponível gratuitamente para download na internet

-

O fundador do Instituto Ecológico Búzios Mata Atlântica (IEBMA), Hugo Iurcovich, entregou nesta segunda-feira (13), exemplares do livro o “Estudo Ecológico do Pau Brasil Búzios”, de Janis Roze e Amanda Bernal, ao prefeito do balneário Alexandre Martins, ao secretário de Meio Ambiente Evanildo Cardoso, e ao secretário de Cultura, Romano Lorenzi. Além disso, três exemplares foram doados para a biblioteca Municipal e a secretaria de educação.

A obra é resultado de anos de investigação científica de um “bosque” com cerca 500 mudas de pau-brasil dentro da área de 10 mil hectares de mata atlântica preservada entre Búzios e Cabo Frio.

“É uma obra de grande valor para Búzios e nos instiga a querer conhecer para amar mais aquele local tão raro”, disse o prefeito Martins, em referência a área de mata atlântica que, por decreto estadual, é Área de Preservação Ambiental (APA Pau Brasil), desde 2002.

O primeiro contato de Janis e Amanda com a área se deu ainda em 1998, quando começaram suas temporadas no balneário. Mas o estudo sistemático da área, com a ajuda de colaboradores nacionais e internacionais, começou em 2003 e foi concluído em 2012. O material também está disponível em PDF no site do IEBMA e pode ser baixado gratuitamente.

O documento, após um resumo geral sobre a madeira brasileira, Caesalpinia echinata, o pau-brasil, abrange dados de tamanho, crescimento, dispersão e distância mais próximas das mudas e árvores crescentes em duas áreas da floresta, consideram as razões que podem ter levado a esse acontecimento ecológico, sua continuidade e preocupações para o futuro seguro dessas espécies raras.

O trabalho, como explica Hugo, foi realizado com esforços e fundos particulares dos professores envolvidos e do IEBMA, a fim de colaborar com o cuidado responsável e sustentável da biodiversidade e beleza única desta reserva em Búzios.

“O objetivo principal deste documento é oficializar mais um registro de importância ambiental e, também, histórico para Búzios”, reforça.

Janis Roze esteve em Búzios, onde tem uma residência, no mês de novembro e participou de atividades com estudantes da rede pública, plantio de muda de pau-brasil, palestras gravação de episódios para uma série de TV sobre meio ambiente e espiritualidade, esta última um de seus temas mais frequentes nos últimos anos.  O livro está disponível gratuitamente para download na internet.

Rate this post
- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Rate this post
%d blogueiros gostam disto: