Início Cabo Frio Livro que reúne história, memória e patrimônio de Cabo Frio é lançado...

Livro que reúne história, memória e patrimônio de Cabo Frio é lançado nesta quarta-feira (6)

Obra está à venda no site da editora (www.sophiaeditora.com.br)

-

A obra Cabo Frio Revisitado – A memória regional pelas trilhas do contemporâneo, lançada nesta quarta-feira (6), reúne artigos assinados por 20 pesquisadores, proporcionando ao leitor um moisaico sobre a história, memória e patrimônio da cidade.

“Há tempos esperávamos por um livro que reunisse nossos fragmentos. Afinal, como pensar uno se desconhecemos quem somos, o chão que pisamos e o que aqui vivemos?”, destaca a arquiteta e urbanista Aline Bonioli Paiva Colonesi, diretora do Colégio Estadual Miguel.

A obra está à venda no site da editora (www.sophiaeditora.com.br) e é uma organização do arquiteto Ivo Barreto, também responsável pelas ilustrações inéditas contidas na publicação. Estão, entre os temas de estudo, a formação geológica da região, o período de escravidão, a pesca tradicional, a Fazenda Campos Novos, o conjunto paisagístico da cidade, a ocupação salineira e a vida e espaço dos primeiros habitantes da região.

“O livro foi um recorte (pois as pesquisas já são muitas) e está pensado como uma porta de entrada e mergulho no campo da memória, trazendo dados, mas sobretudo apontando caminhos possíveis e conexões às vezes pouco percebidas. Ao morador da cidade ou para aquele que com ela convive há anos, é uma oportunidade de uma viagem pelo tempo da paisagem e do homem nestas bordas da laguna da Araruama, na companhia narrativa de textos deliciosos, comprometidos com o rigor científico, mas extremamente acessíveis, textos que pedem um café longo e alguns dedos de prosa depois”, destaca Ivo Barreto.

Fazem parte da obra, além de Ivo Barreto, os autores Cyl Farney Catarino de Sá, Antônio Carlos Silva Andrade, Viviane Stern da Fonseca Kruel, Dorothy Sue Dunn de Araujo, João Henrique de Oliveira Christovão, Jonatas Carvalho, José Marcello Salles Giffoni, Paulo Sérgio Barreto, Jullia Turrini, Kátia Leite Mansur, Daniel Souza dos Santos, José Carlos Sícoli Seoane, Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira, MaDu Gaspar, Gina Bianchini, Maria Cristina Ventura, Nilma Teixeira Accioli, Schneider Franco dos Santos e Walter Luiz Pereira. Gustavo Rocha-Peixoto assina o prefácio e Aline Bonioli Paiva Colonese, carta ao professor. A capa ganhou ilustração de Ivo, com design gráfico de design gráfico de Natalia Rossi.

“O que os textos vão revelando é imensamente cativante e fica impossível não se reconhecer no caminho da leitura”, destaca Ivo Barreto. Ele prossegue: “Uma das imagens que se forma no conjunto dos textos é que nem sempre na história “acerta a mão”, ora a interação do homem na paisagem da muito certo, outras nem tanto, e tantas vezes estas variáveis vem do mesmo processo. E o que fica disto? Onde e quais são os aspectos sobre os quais nos reconhecemos? Os textos revelam a articulação da pesquisa com arquivos e trabalhos de campo na busca deste entendimento, mas não respondem objetivamente isso, pois esta é a questão que deixamos para a escolha do leitor, fazendo deste processo um diálogo, como se deseja da educação. A partir do que se terá acesso em cada um dos textos, o leitor terá mais apoios pra buscar aquilo que lhe contempla enquanto sujeito, olhando para sua própria realidade depois disso, pra seguir construindo esta história de maneira ativa, tendo a memória como alimento e ferramenta”.

Rate this post
- Advertisment -

Mais lidas

Rate this post
%d blogueiros gostam disto: