HomeArmação dos BúziosMais de 85 mil pessoas são beneficiadas pelos programas socioambientais da Prolagos

Mais de 85 mil pessoas são beneficiadas pelos programas socioambientais da Prolagos

Ações têm foco em preservar a história e cultura, promover educação e o desenvolvimento dos municípios da área de concessão

-

A vice-presidente da Associação de Moradores do Caminho de Búzios, Marta Rodrigues, conhece bem o trabalho da Prolagos. Desde 2018, quando passou a integrar a liderança do bairro, ela frequenta as reuniões mensais do ‘Afluentes’, canal de comunicação e aproximação entre a empresa e os líderes comunitários. Nos encontros, ela e os demais participantes têm a oportunidade de tirar dúvidas, dar sugestões e solucionar as demandas das localidades.

“Sempre elogiei essa iniciativa da concessionária. A proximidade com as lideranças comunitárias integra todos como parceiros e agiliza o solucionamento das reivindicações das comunidades. Poder falar com a equipe da Prolagos, ser ouvido e atendido é o que torna essa empresa diferente de muitas outras em nosso país”, pontua líder comunitária.

Como trabalha na Escola Municipal Professor Manoel Juvenal Vieira, de Armação dos Búzios, Marta e os alunos também foram beneficiadas por outra iniciativa da Prolagos: o ‘Saúde Nota 10’, que leva para as salas de aula conteúdos que reforçam a importância do acesso à água e esgoto tratados e o papel do cidadão na preservação dos recursos naturais.

“Esse é um exemplo do legado que desejamos deixar nos municípios onde atuamos. Em quase 25 anos de atuação, percebemos que essa proximidade com a população nos permite enxergar melhor os anseios dos moradores e promover ações direcionadas para cada comunidade, preservando a história e cultura, e incentivando o desenvolvimento dos municípios da nossa área de concessão”, ressalta Pedro Freitas, diretor-presidente da Prolagos.

Desde 2008 mais de 85 mil pessoas já foram beneficiadas pelos programas sociais da concessionária, sendo cerca de 6 mil somente em 2022, quando a Prolagos realizou outros 12 programas: Pioneiros (tem foco em capacitar jovens para o mercado de trabalho), Portas Abertas (realiza visitas guiadas nas unidades operacionais da empresa), CaptaAção (trabalha território, identidade e cultura com estudantes), De Olho no Óleo (coleta e reutiliza óleo de cozinha usado), Somos Divas na Luz do Candeeiro (voltado para o empoderamento de mulheres quilombolas), Bolsa Socioambiental (promove renda para as colônias de pesca durante o defeso da Lagoa de Araruama), Voluntariado (ações sociais promovidas pelos colaboradores da concessionária), Respeito Dá o Tom (promove equidade racial nas relações de acesso e crescimento na empresa), Estatística Pesqueira (monitoramento mensal da pesca na Laguna de Araruama), Negócio Cultural (oficinas on-line e mentorias gratuitas, com o objetivo de capacitar microempreendedores), Impulso (com a construção da Colônia de Pesca de Iguaba Grande) e Tarifa Social (benefício que concede 50% de desconto na fatura de água).

Cada projeto é desenvolvido respeitando as particularidades de cada localidade. Nesse sentido, as ações seguem três linhas de atuação: educação, que ajuda a construir um caminho para o futuro; saúde, que garante qualidade de vida; e renda, que possibilita um padrão de vida mais digno.

“Uma de nossas propostas é alinhar nossos programas e projetos com a agenda 2030, estabelecendo metas de acordo com os objetivos do desenvolvimento sustentáveis (ODS), para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade para a construção de um mundo melhor e com mais dignidade para todos, gerando impacto e transformação social para os moradores beneficiados, direta e indiretamente pelas ações”, explica Simony Dias, coordenadora de Responsabilidade Social da concessionária.

A Prolagos também se dedica em ampliar o acesso à água tratada por meio da Tarifa Social, realizando diversas ações como: atendimento itinerante nos bairros, parcerias com os Centros de Referência a Assistência Social (CRAS) e também com líderes comunitários, que informam a comunidade e indicam à concessionária os moradores que possuem os requisitos necessários para aderir ao programa. A adesão ao programa é simples e pode ser feita nas lojas da empresa, pelo telefone ou WhatsApp 0800 7020 195, ou pelo e-mail atende@prolagos.com.br, apresentando fotos de documentos pessoais e do imóvel.

Os pedidos são analisados individualmente, observando as condições socioeconômicas dos moradores e o enquadramento nas condições exigidas. Assim que o cadastro das famílias é aprovado, os moradores já passam a ser beneficiados. Para aderir ao programa o consumidor deve preencher quatro requisitos: ter renda familiar de até três salários mínimos; imóvel com construção de até 50 m²; fazer parte de algum programa social do governo e ter consumo mensal de até 10 m³ de água.

- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Percurso passa pelo Vale das Pitangueiras, Mirante das Conchas e Morro do Vigia. Foto: Reprodução/ Internet

‘Dia Mundial de Mares Limpos’ acontece neste sábado na Praia do...

0
Neste sábado (30), será realizado o “Dia Mundial de Mares Limpos” na Praia do Peró, em Cabo Frio. A ação vai unir trilheiros, mergulhadores,...
%d blogueiros gostam disto: