Início Destaque Meio Ambiente promove primeiras aulas do projeto “Educação Ambiental para todos” em...

Meio Ambiente promove primeiras aulas do projeto “Educação Ambiental para todos” em São Pedro

Objetivo é proporcionar a qualificação de servidores e agentes ambientais que atuam no município 

-

A Secretaria de Meio Ambiente de São Pedro da Aldeia promoveu, nesta quarta-feira (10), a aula inaugural do projeto “Educação Ambiental para todos”. Já no primeiro dia, duas palestras foram ministradas. A proposta é promover a qualificação de servidores e agentes ambientais que atuam no município por meio de workshop e treinamentos. 

A primeira palestra teve como tema central o manejo e os riscos de animais peçonhentos. Servidores receberam orientações a respeito das espécies recorrentes na região, como aracnídeos e serpentes, incluindo escorpiões.

O efeito do veneno desses animais em seres humanos também foi abordado, com ênfase nos procedimentos que devem ser adotados em casos emergenciais e a importância do Vital Brazil, médico cientista, imunologista e pesquisador biomédico brasileiro. 

No período da tarde, o assunto abordado foi a maneira correta de realizar a captura de aves, ação muitas vezes necessária na rotina dos agentes, e a experiência prática com os animais e técnicas eficientes de manejo. Os próximos temas abordados serão poluição lagunar e plâncton, conceitos gerais sobre cavalos marinhos, teoria e prática de decibelímetro e uso de aplicativos de GPS no licenciamento ambiental. 

A Secretária de Meio Ambiente, Raquel Trevizam, explicou que esse é um processo de qualificação continuada.

“A perspectiva da secretaria é disseminar o conhecimento ambiental. Por isso, também abrimos o curso para a participação de servidores de outras secretarias e entes da sociedade envolvidos com questões do meio ambiente. Tivemos a participação de servidores da Agricultura, de enfermeiras da Secretaria de Saúde. Vamos continuar com as qualificações e teremos cursos periódicos mensais”, afirmou. 

Os eventos foram realizados no Centro de Referência em Formação (Cefor) aldeense, localizado na Secretaria de Educação.

Rate this post
- Advertisment -

Mais lidas

Rate this post
%d blogueiros gostam disto: