Início Araruama Memes possibilitaram novo olhar para a política

Memes possibilitaram novo olhar para a política

Tom de humor na internet influencia a política durante e pós as eleições de 2018 no Brasil

-

Durante as eleições e agora na escolha dos ministros do Presidente eleito, pode-se observar nas redes sociais a utilização dos memes como formas de persuasão, debate, ataque, humor, crítica, e outros, que trouxeram como resultado, o bom engajamento das campanhas de alguns candidatos. A polarização na internet, durante o período da corrida presidencial, ganhou mais força através das hashtags e memes.

Os memes são um conceito contemporâneo que se referem à viralização de uma imagem ou frase, nas redes sociais. A popularidade deste novo conceito na internet está cada vez maior, sendo possível encontrar memes sobre qualquer assunto. No período de eleições não seria diferente, a política se tornou pauta da onda de memes produzidos pelos brasileiros, trazendo uma nova forma aos indivíduos de se relacionar com o assunto.

Um meme pode representar a independência criativa da população, pois pode ser criado por qualquer indivíduo, não sendo necessário uma empresa por trás ou partido emitindo uma comunicação oficial, que depois vem a ser a propaganda, que o faz ganhar força, com a sua capacidade de relacionamento com o receptor, através do “curtir” e o “compartilhar”.

Nos Estados Unidos, durante a campanha do ex-presidente, Barack Obama, utilizou-se da estratégia para convocar eleitores negros a votar nas eleições de 2008. Diversos memes relacionados ao ex-presidente norte-americano circularam na internet, o que, segundo o portal da UniCamp, potencializou o resultado das eleições.

O assessor político, Wesley Aldivino, comenta sobre a diferença de como memes foram utilizados no Brasil com relação às eleições. “No Brasil, as formas como eles foram usados é menos na estratégia de marketing e mais na militância. A gente não consegue identificar claramente um empregado ou uma agência de meme pra algum candidato, se acontece, é feito de uma forma muito boa. O mais comum no Brasil é ver a militância utilizar os memes”, diz o assessor, que acrescenta: “O brasileiro é muito rápido, existem os campeonatos mundiais de memes, e o brasileiro sempre se sai muito bem nesse quesito, porque ele tem uma sacada muito rápida”.

Neste ano, as campanhas eleitorais renderam memes de vários tipos. Já nos primeiros debates televisionados, os memes e as montagens de vídeo em paródias eram veiculados quase que em tempo real na internet, o que trouxe grande visualização aos candidatos. Segundo Wesley, essa tática contribui para o maior interesse da população na política. “A política se aproveita de algo que o meme traz, que é de gerar esse envolvimento com as pessoas”, diz o assessor.

Matéria escrita por Rachel Santana e Débora Evelin. Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida (Campus Cabo Frio), com supervisão da Prof. Monica Sousa*

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta