Início Araruama Ministério Público realiza vistoria na barragem de Juturnaíba nesta quinta

Ministério Público realiza vistoria na barragem de Juturnaíba nesta quinta

Barragem no rio São João é responsável pelo abastecimento de água para a Região dos Lagos

-

O Ministério Público Federal (MPF) fará uma vistoria na Barragem de Juturnaíba nesta quinta-feira (14). A barragem represa a água da Lagoa de Juturnaiba, e quando necessário deságua no Rio São João, e é responsável pelo abastecimento de água para a Região dos Lagos.

Segundo o MPF, a ação contará com a presença do procurador da República Leandro Mitidieri Figueiredo, e de membros da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, Agência Nacional de Águas, Inea, ICMBio, IBAMA, municípios sob influência direta da barragem, CBHLSJ, CILSJ e as Concessionárias Prolagos e Águas de Juturnaíba.

Com o rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, em janeiro desse ano, que matou 166 pessoas e deixou cerca de 155 desaparecidos, a situação da segurança desses sistemas se tornou preocupante.

A barragem de Juturnaíba foi citada no Relatório de Segurança de Barragens de 2017, realizado pela Agência Nacional de Mineração (AMN), com um alto Dano Potencial Associado (DPA) – um nível de risco de prejuízos mais elevados, em caso de um eventual acidente.

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta