HomeAraruamaMPRJ recomenda ao Estado do Rio a elaboração de um plano dos...

MPRJ recomenda ao Estado do Rio a elaboração de um plano dos impactos econômicos causados pelo Coronavírus

Medida que flexibilize o isolamento será somente implementada seguindo prévio estudo técnico que esteja embasado em evidências científicas e análises sobre as informações estratégicas em saúde

-

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Força Tarefa de Atuação Integrada na Fiscalização das Ações Estaduais e Municipais de Enfrentamento à COVID-19 (FTCOVID-19/MPRJ) e da 5ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Cidadania da Capital, expediu, nessa terça-feira (02), Recomendação ao Estado do Rio para que elabore um plano estadual que minimize os impactos econômicos provenientes das medidas de isolamento social, tomadas em função do combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A proposta a ser apresentada deve contemplar a retomada gradual das atividades econômicas em nível estadual, com levantamento dos impactos já ocorridos na economia do Estado e listagem de medidas a serem adotadas para remediar o custo econômico da pandemia para trabalhadores e empresas, devendo ser apresentada resposta em um prazo de cinco dias.

A recomendação expedida destaca que qualquer medida que flexibilize o isolamento social adotado atualmente através de decreto, somente seja implementada seguindo prévio estudo técnico que esteja embasado em evidências científicas e análises sobre as informações estratégicas em saúde, vigilância sanitária e epidemiológica, mobilidade urbana, segurança pública e assistência social.

Força-Tarefa do MPRJ

A FTCOVID-19/MPRJ foi criada em 07/04 por resolução que considerou a expressividade dos recursos materiais e humanos empregados pelos governos estaduais e municipais para o combate à COVID-19 e a necessidade de se privilegiar a eficiência de atuação do MPRJ, de forma célere, na esfera judicial ou extrajudicial, incrementando o agir proativo e preventivo no acompanhamento das ações do Poder Público.

A Força-Tarefa não só lidera o plano de ação estratégico do MPRJ no enfrentamento à pandemia, como também presta suporte técnico aos órgãos de execução do MPRJ com atribuição para investigações e exames de projetos, licitações e contratos, além de monitorar atos normativos estaduais e municipais nas diversas áreas impactadas pela pandemia: Saúde, Educação, Cidadania, Segurança Pública, Infância e Juventude, entre outras.

Veja aqui a Recomendação para que o Estado do Rio somente flexibilize as medidas de isolamento social baseado em evidências científicas e análises estratégicas.

- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Percurso passa pelo Vale das Pitangueiras, Mirante das Conchas e Morro do Vigia. Foto: Reprodução/ Internet

‘Dia Mundial de Mares Limpos’ acontece neste sábado na Praia do...

0
Neste sábado (30), será realizado o “Dia Mundial de Mares Limpos” na Praia do Peró, em Cabo Frio. A ação vai unir trilheiros, mergulhadores,...
%d blogueiros gostam disto: