HomeArmação dos BúziosMTur inicia capacitação dos agentes fiscais de turismo de Búzios

MTur inicia capacitação dos agentes fiscais de turismo de Búzios

Curso tem o objetivo de instruir os futuros agentes fiscais a exercerem funções de fiscalização dentro do município

-

O Ministério do Turismo (MTur) e a secretaria municipal de Turismo de Búzios iniciaram nesta quarta-feira (18) a capacitação de agentes fiscais de turismo municipais. Essa primeira fase do curso acontece de forma online e segue nesta quinta-feira (19). Uma terceira etapa está prevista para a próxima segunda-feira (23). Participarão da especialização servidores municipais que devem se tornar agentes fiscais de turismo em seus respectivos municípios.

No âmbito do Ministério do Turismo, o responsável pela ação é o Departamento de Formalização e Qualificação no Turismo (DEQUA). A parceria tem a duração de 60 meses, podendo ser prorrogado.

A primeira fase da capacitação consiste na parte teórica do curso, onde serão abordadas matérias de fiscalização, legislação, processos administrativos, explicação sobre as especificações do Sistema de Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e estratégias de conduta do fiscal na condição de agente de transformação positiva.

A próxima etapa abrange o monitoramento dos agentes de forma presencial, com acompanhamento dos técnicos do MTur nas fiscalizações nos serviços turísticos e nos procedimentos de abordagem dos fiscais.

“A capacitação dos agentes que atuam na ponta é essencial para conseguirmos uma ação forte e efetiva na regularização dos serviços turísticos oferecidos na região. É assim que vamos avançar para tornar o setor cada vez mais qualificado, oferecendo segurança para o turista e para o empresário”, afirmou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

Importância

Essa iniciativa tem o intuito de descentralizar as funções de fiscalização para os municípios e estados. Após a captação de dados e as fiscalizações realizadas nos municípios, a pasta identificou a necessidade da profissionalização também dos agentes municipais para incrementar a adesão de serviços turísticos, possibilitando que as demandas possam ser resolvidas de forma mais rápida e eficaz.

As aulas serão ministradas pela coordenadora de Fiscalização dos Prestadores de Serviços Turísticos, Daniela Saraiva, que explicará sobre a fiscalização e os processos administrativos. Compõem ainda a equipe de palestrantes Ângela Cascão, agente fiscal que irá ministrar conteúdo relativo à legislação turística no tocante às características de cada atividade turística obrigatória, e Ricardo Tambosi, coordenador de Apoio à Formalização, juntamente com Larissa Pereira, agente administrativo, que falarão sobre o Cadastur e o funcionamento do sistema.

Entre no canal do Fonte certa no Telegram e fique por dentro de tudo que acontece na Região dos Lagos! Basta acessar o canal: https://t.me/noticiasregiaodoslagos
- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Percurso passa pelo Vale das Pitangueiras, Mirante das Conchas e Morro do Vigia. Foto: Reprodução/ Internet

‘Dia Mundial de Mares Limpos’ acontece neste sábado na Praia do...

0
Neste sábado (30), será realizado o “Dia Mundial de Mares Limpos” na Praia do Peró, em Cabo Frio. A ação vai unir trilheiros, mergulhadores,...
%d blogueiros gostam disto: