Início Cabo Frio Municípios da Região dos Lagos promovem ações em prol do Dia Mundial...

Municípios da Região dos Lagos promovem ações em prol do Dia Mundial de Conscientização do Autismo

São Pedro da Aldeia e Cabo Frio terão atividades informativas sobre o transtorno

-

Nesta terça-feira, 2 de Abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), para a conscientização da população sobre o autismo.

Em São Pedro da Aldeia é realizada uma atividade na Praça da Matriz, no Centro, com objetivo de informar o público sobre o que é o transtorno e como lidar com ele. A programação conta com orientações sobre o autismo, palestra com psicólogo Fábio Coelho, atividades recreativas e animação cultural para as crianças.

A Coordenação de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação também irá participar do evento prestando orientações gerais sobre o transtorno, e sobre matrículas de crianças com Autismo em unidades escolares.

Já em Cabo Frio, foi realizada uma caminhada de conscientização na manhã desta terça-feira, promovida pela APAE polo Tamoios, no segundo distrito. E nesta quarta-feira (03), irá acontecer um Ciclo de Palestras sobre o Autismo, na APAE, polo de Cabo Frio. O evento será realizado a partir das 10h.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) desencadeia síndromes do desenvolvimento neurológico, que são manifestadas por características como a dificuldade de se comunicar e socializar, e comportamento restrito e repetitivo.

A presidente do Instituto de Amparo ao Autista Mãos Unidas, Dayse Cunha, comenta sobre as dificuldades de aceitação de pessoas com o transtorno.

“Existem milhões de pessoas que ainda não foram diagnosticadas, e a falta de conhecimento é grande dentro da sociedade. A capacitação é de grande importância. Quero lembrar que o Autismo não é contagioso, e sim uma síndrome. Precisamos transmitir mais informações, eles precisam de amor, respeito e humanização. A rejeição ainda é muito grande, a gente vê os pais excluindo os filhos, quando na verdade eles precisam ser inclusos, precisam participar do coletivo”, relata a presidente da primeira ONG para autistas da região.

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta