Uma necropsia realizada pelo Programa de Monitoramento de Praia (PMP-BC/ES), da Petrobras, constatou que uma ave encontrada morta na Praia de Geribá, em Búzios, ingeriu uma sola de sapato durante tavessia no Oceano Atlântico.
O albatroz juvenil, da espécie Thalassarche chlororhynchos, tinha uma anilha de identificação da Universidade de Cape Town, na África do Sul. O anilhamento é usado para monitorar as aves e possibilita
conhecer o tempo de vida, rotas migratórias, números populacionais, dentre outras informações sobre as espécies.
A ave foi encontrada no último fim de semana a 3.600 km da ilha onde foi anilhada, em Goug Island, localizada no meio do Oceano Atlântico, segundo informações do programa.
“Durante a necropsia constatou-se a presença de uma sola de sapato no estômago do animal. A maioria das mortes de animais marinhos está associada a ingestão de resíduos sólidos. Em grande parte das necropsias realizadas nos animais resgatados mortos na praia, ou dos que vem à óbito durante o tratamento, observa-se a presença de lixo no trato digestivo”, relatou a instituição.
Quem encontrar um animal encalhado na praia (mamíferos, tartarugas e aves marinhas), vivo ou morto, podem acionar a Central de Emergências da Petrobras através do números e 0800 026 2828.
Deixe um comentário