Através da Secretaria de Educação, a Prefeitura de Araruama lançará nesta sexta-feira (25), o projeto “Tocando para Mudar”, no Teatro Municipal de Araruama, a partir das 19h.
O evento trata-se de um projeto sociocultural que terá como missão a formação integral e cidadã de crianças e adolescentes do município através da música, tendo como tríade norteadora de suas ações: Música, Cultura e Cidadania.
As escolas que aderirem ao projeto oferecerão a seus alunos oficinas semanais de música e, ao longo do processo os alunos receberão orientações em 3 etapas: Iniciação Musical (musicalização), Prática de Conjunto (instrumentos e canto coral) e Grupos de Referência (corais, bandas e orquestras).
A Iniciação Musical fará parte da grade curricular dos alunos. Já as aulas de Prática de Conjunto serão opcionais e caberá a cada unidade escolar inscrever e encaminhar os alunos com autorização dos responsáveis.
Na etapa Grupos de Referência, os alunos serão encaminhados pela fase anterior, após devida habilitação para composição de cada grupo musical formado, devidamente autorizados pelos responsáveis e cadastrados na espera de novas vagas.
Para incentivar os alunos a permanecerem no projeto, serão organizadas apresentações distritais, bem como concursos, festivais e passeios a instituições culturais e eventos artísticos.