Arraial do Cabo adota plataforma gamificada para alunos da rede municipal

Parceria entre a Secretaria de Educação e a uma empresa de softwares leva ferramenta a mais de mil estudantes

Parceria entre a Secretaria de Educação e a uma empresa de softwares leva ferramenta a mais de mil estudantes

A rede municipal de ensino de Arraial do Cabo vai adotar, a partir da próxima terça-feira (21), a Caixa de Soluções Educacionais (CASE), uma plataforma gamificada desenvolvida pela por uma empresa de softwares, com apoio da Universidade Federal Fluminense (UFF). A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Fundo Municipal de Educação, e vai beneficiar, inicialmente, 1.136 alunos do turno integral da rede pública.

A proposta da plataforma é unir tecnologia e ludicidade para tornar o aprendizado mais dinâmico e interativo. Os estudantes poderão participar de jogos e competições educativas, que estimulam o raciocínio e o desenvolvimento cognitivo. A distribuição de logins e senhas será feita nos dias 17 e 18 de outubro, e o acesso à plataforma começa oficialmente no dia 21.

Com o início das atividades, os alunos poderão integrar a “Liga Platina”, competição que premiará mensalmente os dez melhores participantes de cada ano escolar. A grande final será realizada no dia 5 de dezembro, com prêmios especiais como periféricos para gamers e dois consoles PlayStation 5.

Para Márcio Filho, diretor de produtos, a chegada da CASE ao município representa um avanço importante na democratização do acesso à educação de qualidade mediada por tecnologia. “Nosso propósito é tornar o aprendizado mais envolvente, unindo tecnologia e ludicidade. Quando o estudante aprende por meio do jogo, ele se sente parte do processo e se torna protagonista, o que revela o poder transformador dos games aplicados à educação”, destacou.

O secretário de Educação, Bernardo Alcântara, reforçou que o uso de ferramentas tecnológicas na educação amplia o olhar dos alunos para o futuro. “Alinhar tecnologia e educação é a base para um futuro que já chegou. Esse passo permite que nossos estudantes compreendam o mundo de forma mais ampla, com a tecnologia sendo parte essencial do processo de aprendizado.”

FacebookXWhatsAppThreadsTelegramShare