A prefeitura de Arraial do Cabo, por meio da Secretaria de Assistência Social e o Centro de Referência Especializado (CREAS), realizou uma ação de abordagem social, na Praia Grande, com o apoio da Guarda Municipal, a fim de abordar e orientar moradores em situação de rua. A ação, que aconteceu na manhã dessa quarta-feira (20), contou com a presença de profissionais do CREAS capacitados em lidar com pessoas em vulnerabilidade social.

A abordagem foi decidida em uma conversa entre a Secretária de Assistência Social, Olívia Macedo, e o Secretário de Segurança Pública, Bruno Monteiro, que decidiram realizar a ação em conjunto após receberem informações da população de que havia moradores em situação de rua dormindo nos quiosques da Orla da Praia Grande.

“A nossa união em momentos como esse é muito importante para trazer soluções reais para resolvermos essa questão que é cuidar e tirar das ruas o máximo de pessoas que podemos, principalmente nesse momento em que a sociedade passa por uma pandemia, onde o isolamento fundamental”, argumentou, Olívia.

No local, a equipe do CREAS abordou três moradores, entre eles, o Fábio. Ele é morador do Rio de Janeiro e veio para Arraial do Cabo cerca de dois meses atrás. Fábio contou à equipe que ficou impossibilitado de voltar para casa, mas que gostaria de ajuda para retornar. O equipamento tomará as medidas para proporcionar o retorno dele ao Rio de Janeiro.

O trabalho no CREAS consiste em compreender a particularidade de cada história e busca soluções como entrar em contato com familiares, encaminhamento para abrigos, orientação da emissão de documentos, acompanhamento psicossocial. As pessoas abordadas pelo equipamento são convidadas a serem assistidas no local, que fica na Rua Oswaldo Cruz, nº 62, no Centro. O CREAS oferece banho e almoço até 12h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *