Nesta segunda-feira (13), a Abolição da Escravatura no Brasil completa 131 anos, e a Superintendência de Promoção à Igualdade Racial (Suppir) de Cabo Frio vai realizar um debate com o tema: Abolição Inacabada.
A atividade irá acontecer no auditório da sede da Prefeitura, e tem o objetivo de discutir sobre as leis que tangem a comunidade negra e, como meta, propor novas leis que representem o movimento negro, povos e comunidades tradicionais do município. O debate é aberto ao público.
Segundo a superintendente de Promoção à Igualdade Racial, Raphaela Fellove, o tema foi escolhido para debater a Lei Áurea, assinada em 1888, pela princesa Isabel, que deu liberdade aos negros, mas que não deixou claro os seus direitos. O propósito é que a sociedade continue conquistando seus direitos e que esses sejam documentados.
“Queremos que esse evento faça valer e concretizar a Abolição da Escravatura de verdade, dando a nós, população negra, sociedade civil, povos de comunidades tradicionais, voz. Esse espaço é importantíssimo, pois o país tem uma dívida histórica inafiançável com a população negra. Que possamos continuar escrevendo, juntamente com a Casa Legislativa, cada palavra a ser inserida no documento da Abolição, para assim termos a liberdade e direitos documentados”, destacou.
A programação vai contar com representantes de religiões de matriz africana, historiadores, comunidades quilombolas e ciganas. A Prefeitura de Cabo Frio fica localizada na Praça Tiradentes, s/n, no Centro.
Deixe um comentário