Cabo Frio vai receber o Make Hackathon (MH) Cabo Frio 2020, uma maratona de hackers que acontece nos dias 03, 04 e 05 de abril, na Universidade Estácio de Sá. A proposta é que sejam desenvolvidas soluções nas áreas de Educação, Turismo, Agricultura, Offshore e Meio Ambiente. Um encontro nesta quarta (19) entre Prefeitura de Cabo Frio, Ecossistema Vale do Sol e o Sebrae afinou estratégias para o evento.
“O Make Hackathon vai projetar Cabo Frio no cenário da inovação e, mais do que isso, vai propiciar que empresários, empreendedores, universidades e demais interessados tenham nas soluções inovadoras que a tecnologia oferece um dos caminhos para alavancar negócios, gerar emprego, renda, bem como desenvolver a cidade de forma inteligente. É uma oportunidade ímpar para o município”, afirmou o prefeito Adriano Moreno.
Esta é a primeira vez que a Região dos Lagos recebe uma maratona de tecnologia e programação, que é realizada pela Prefeitura de Cabo Frio por meio da Secretaria de Educação e da Coordenadoria-Geral de Ciência, Tecnologia e Inovação, secretarias municipais de Mobilidade Urbana, Desenvolvimento da Cidade em conjunto com o ecossistema de inovação, Vale do Sol, que engloba empresas privadas, universidades, empreendedores, entre outros, e o Sebrae.
O Make Hackathon tem como tema “Smart City” cuja proposta é transformar Cabo Frio em uma cidade inteligente com soluções tecnológicas e inovadoras nos temas citados acima. É um encontro voltado para programadores, designers e demais profissionais que atuam no desenvolvimento de software e o objetivo da maratona é criar soluções para os desafios do município.
Simultaneamente ao Make Hackathon acontece o I Fórum de Inovação (FI) de Cabo Frio, o Inova Sol 2020, um encontro gratuito voltado para empresários e empreendedores para mostrar como a inovação pode desenvolver e alavancar negócios, trazendo mais rentabilidade. Também é aberto para estudantes, instituições e entidades civis. A abertura será às 13h.
O Fórum acontece na sexta, dia 03, e contará com palestras que reunirão especialistas em empreendedorismo, projeto de startups, negócios, inovação e tecnologia, desenvolvidas por grandes especialistas do mercado; painéis sobre ecossistemas de inovação e startups, além da apresentação de um pitch da startup Four Teen, formada por quatro jovens, de 12 a 18 anos, que produzem conteúdo digital utilizando tecnologia de drones.
Eles são estudantes do ensino fundamental da rede pública municipal e estadual de Cabo Frio e também são inscritos na ong Centro de Atenção ao Jovem Espaço Feliz (Cajef), que atua na comunidade do Jacaré.
Deixe um comentário