A Secretaria Municipal Adjunta de Cultura de São Pedro da Aldeia está atuando no planejamento para a revitalização da Casa da Flor, importante obra de destaque nacional da arquitetura espontânea. O projeto de restauração emergencial contempla a conservação preventiva do patrimônio histórico municipal, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A restauração será realizada por uma empresa especializada. Servidores da Secretaria de Cultura irão acompanhar o trabalho, com intuito de manter a conservação do Patrimônio Histórico. O projeto já possui processo em tramitação e está em fase final de assinatura de contrato.
Segundo o secretário adjunto de Cultura, Thiago Marques, a restauração é necessária para manter a singularidade artística do local.
“Alguns elementos foram se deteriorando com o desgaste natural do tempo e precisam de manutenção. É importante frisar que não serão feitas alterações na estrutura da casa, apenas ações de conservação do patrimônio”, ressaltou.
A restauração do patrimônio está em alinhamento com as secretarias de Governo, Urbanismo e Arquitetura, Turismo, Procuradoria-Geral e com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).