A partir de agora, representantes de empresas e cidadãos fluminenses têm acesso ao serviço de cadastro de usuário externo no Sistema Eletrônico de Informações do Rio de Janeiro (SEI-RJ). O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Transformação Digital, disponibiliza o login para acesso aos processos pela conta GOV.BR, no portal www.rj.gov.br ou no aplicativo RJ Digital.
O serviço é amplamente utilizado por empresários e empreendedores e a novidade facilita a relação entre a população, prefeituras e entidades que precisam protocolar ou encaminhar documentos. De acordo com o governador Cláudio Castro, a mudança traz mais agilidade, segurança e transparência para a população. Isso impactará no dia a dia do cidadão fluminense e no desenvolvimento econômico do Rio de Janeiro.
“Estamos no caminho para nos tornarmos um estado 100% digital, um desafio que coloquei desde o início da minha gestão. O Estado do Rio recuperou sua credibilidade, está em amplo desenvolvimento e a transformação digital precisa caminhar lado a lado com os avanços do governo”, afirma o governador.
A medida também facilita o acesso seguro por meio da plataforma de autenticação do Governo Federal, amplamente utilizada no país, e beneficia os administradores do SEI-RJ, que antes enfrentavam um processo burocrático para liberar os acessos. O SEI-RJ conta hoje com mais de 95 mil usuários externos, sendo mais de 20 mil cadastrados apenas este ano. Para utilizar a função, basta que o cidadão tenha uma conta GOV.BR de nível Prata ou Ouro.
“Estamos muito satisfeitos com a parceria entre o Governo do Rio de Janeiro e o Ministério da Gestão. O Rio de Janeiro vem reforçando seu compromisso com a transformação digital e a transparência no acesso a processos eletrônicos. O Login Externo é uma evolução que coloca o cidadão no centro, simplificando o acesso”, ressaltou o secretário do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Roberto Pojo.
O SEI foi desenvolvido e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. O Governo do Rio já havia firmado uma parceria, em agosto, para o uso das ferramentas tecnológicas que compõem o Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN). O objetivo é impulsionar a transformação digital e a modernização da gestão pública por meio da expansão de soluções como o SEI e outras do Processo Eletrônico Nacional (PEN).


