As cidades de Araruama, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio divulgaram nesta semana suas programações para o feriado da Consciência Negra. Com programação variada, a partir desta sexta (17), as cidades oferecem exposições, filmes, shows e gastronomia para os turistas esperados durante o feriadão.
A Casa de Cultura de Araruama, nesta sexta-feira (17), a partir das 14h, recebe exposição com o tema “Negritude” que terá a participação de artistas plásticos regionais retratando a cultura afro. No mesmo horário, também será iniciada uma mesa redonda com o tema “Consciência Negra – Luta, Dor e Resistência” que abordará a escravidão, cultura e religião afrodescendente.
Em São Pedro da Aldeia, também nesta sexta, a Casa dos Azulejos promove a exposição “UBUNTU – Nossas Raízes Negras”. O evento vai homenagear duas figuras históricas aldeenses: Dona Rosa Geralda da Silveira e Gabriel Joaquim dos Santos. A visitação é gratuita e vai até o dia 24 de novembro, das 8h30 às 17h.
Na cidade de Cabo Frio, a diversão também está garantida para quem procura cultura e lazer neste feriado. As variadas atividades já estão agitando a cidade desde ontem (16), e seguem até o dia 23.
O Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (MART), nesta sexta-feira (17), às 18h, realiza o projeto Astronomia no Museu com a palestra “Poluição luminosa: o desafio do céu para todos”, com palestra de Willer Amorim, membro da Rede Rio Astronomia. Em seguida, haverá observação dos astros com participação do Clube de Astronomia do Rio de Janeiro. O MART ressalta que em caso de chuva, a atividade de observação não será realizada.
O Festival do Camarão acontece até segunda-feira (20), com cerca de 30 barracas oferecendo mais de 70 pratos, e palco com shows gratuitos, o evento acontece na orla da Praia do Siqueira. Nesta sexta, o festival inicia às 18h. No sábado (18), domingo (19) e segunda (20) o evento começa a partir de meio-dia
O Projeto Novembro Negro acontece na Casa Carlos Scliar, dia 21, às 18h30, e serão exibidos os filmes “Tolerantia” e Intolerâncias da Fé”, com o objetivo de abordar a intolerância religiosa no cotidiano. Após a exibição do filme acontece um bate papo sobre o tema e apresentação de dança afro e populares Griot realiza oficina, às 20h.
A Casa de Cultura José de Dome (Charitas), apresenta, dia 23, o filme “A Batalha do Passinho”, longa que retrata a cultura periférica através do funk, sua forma de dança e aspectos relacionado a sua prática. A sessão começa às 19h, e terá um bate papo após o longa-metragem.
Na sede da Biblioteca Municipal Professor Walter Nogueira, está aberta, desde o dia 10, a exposição “Cabo Frio minha terra amada”. A mostra retrata a cidade através de 16 imagens de fotógrafos locais. A mostra fica em exibição até o dia 30 deste mês.