Os municípios da Região dos Lagos esperam ter cerca de 80% de ocupação hoteleira neste fim de semana, marcado pela Sexta-feira Santa (29) e Domingo de Páscoa (31). Sendo assim, as cidades de Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio estão nos preparativos para bem receber os turistas e visitantes.
O secretário de Turismo de Búzios, Maycon Siqueira, explicou que a previsão de chuvas pode afetar a hotelaria. No entanto, a expectativa está em linha com o ano anterior. “Nossa expectativa é que a gente tenha, pelo menos, 80% de ocupação na hotelaria. Esse tempinho aí de chuva pode acabar dando essa amenizada. Ano passado, a gente teve uma ocupação em torno de 86%, que é o que a gente tá esperando para agora também”, declarou.
Conforme Maycon, em termos de organização, não tem muito mistério. “[Estamos fazendo] o ordenamento do píer, a preparação da hotelaria, dos restaurantes, enfim. O pessoal da equipe de postura está alinhado”, afirmou.
O secretário acrescentou que a pasta está trabalhando através do programa do Cadastrur e que três agentes fazem as fiscalizações de hotéis e pousadas para ver se o pessoal está com a documentação regular.
Outro município que também se prepara para receber o público nesse período é Arraial do Cabo. O secretário de Turismo, Junior Chuchu, informou a interdição de duas vias importantes da cidade: na Praia Grande e na Praia dos Anjos. “A gente vai começar a montar a estrutura do Festival da Lula, que é na orla da Praia Grande, e vamos começar a montar a estrutura da Paixão de Cristo, que é ali no Largo Histórico”, explicou.
Expectativas do trade turístico de Cabo Frio e Búzios para Semana Santa
Em Cabo Frio, a ocupação hoteleira atual está em 80%. “Consideramos esse número bom. A grande maioria desse público virá através do turismo rodoviário, que é muito importante para os nossos meios de hospedagens”, disse Lilian Gallo, atual presidente da Associação de Hotéis e Turismo da cidade.
Apesar disso, a nova dirigente da entidade pondera: “é importante frisar que sempre que as temperaturas caem ou que o tempo fecha ameaçando chuva , temos cancelamento de hospedagens”.
Enquanto isso, para Thomas Weber, presidente do Sindicato dos Hotéis de Búzios (Sindsol), o balneário é sempre muito procurado por visitantes nos feriados prolongados. Mesmo sendo a Páscoa um evento familiar, ela sempre atrai turistas. “Os trabalhos realizados pelo poder público e empresários contribuem para fomentar o setor e oferecer uma experiência diferente para os visitantes”, destacou.