O Coletivo Griot Pesquisa, Difusão e Memória em Tradições Afro recebe, nesta sexta-feira (04), em Cabo Frio, a cantora, compositora e bailarina Lazir Sinval, do Jongo da Serrinha, do G.R.E.S. Império Serrano e do grupo Razões Africanas.

Lazir e o percussionista e professor do Jongo da Serrinha Anderson Vilmar participam da segunda edição do “Mulheres do Jongo Griot: Bebendo da Fonte”, que acontece a partir das 19h, no Jardim Caiçara.

O encontro será uma atividade de transmissão de saberes e fazeres do Jongo, a partir da dança, do canto, da percussão e das memórias do Jongo do Rio de Janeiro.

Lazir faz parte de uma família que representa a tradição do Jongo no Morro da Serrinha. A artista é sobrinha-neta e afilhada de Tia Maria do Jongo, com quem aprendeu a dançar aos seis anos de idade, além de ter parentesco direto com Tia Eulália e Tio Molequinho, dois dos fundadores do Império Serrano, uma das mais maiores escolas de samba do Rio de Janeiro, em 1947.

Sempre levantando a bandeira do Jongo e elevando o nome da Serrinha, Lazir Sinval já trabalhou com artistas do naipe de Beth Carvalho, Tia Surica, Marquinhos Satã, Elza Soares, Jair Rodrigues e Alaíde Costa, entre outros.

As inscrições e outras informações sobre a atividade são pelo telefone (22) 99223-7499. A contribuição responsável é de R$ 50, para a vinda dos mestres e manutenção das atividades do coletivo. A inscrição será confirmada mediante a contribuição.

A atividade acontece em meio à preparação do grande cortejo pré-carnavalesco do Griot a ser realizado no próximo dia 20 de fevereiro de 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *