Com crise na segurança pública, Cláudio Castro recria secretaria da área

Cláudio Castro após reunião sobre segurança com o secretário-executivo do ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, em outubro | Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Com a escalada da violência e a crise que vive o estado do Rio de Janeiro, o governador Cláudio Castro (PL) decidiu recriar a secretaria de Estado de Segurança nesta segunda-feira (27). O delegado da Polícia Federal Victor Cesar Carvalho dos Santos é o novo titular da pasta.

Em 2019, o ex-governador Wilson Witzel extingiu a secretaria, desmembrando-a entre as pastas de Polícia Militar e Polícia Civil. Na época, a alegação do então chefe do Executivo era de que o órgão não funcionava “em lugar nenhum”.

“O modelo de segurança está ultrapassado, com respeito a todos os que ainda acreditam na sua manutenção. Eu entendo que um secretário de Segurança Pública, muitas vezes, acaba se politizando e faz ali um trampolim para ser prefeito, deputado ou governador e acaba prejudicando o próprio trabalho das polícias. Não vejo necessidade”, disse Witzel, pouco antes de assumir o cargo, em dezembro de 2018.

Na recriação da secretaria, Cláudio Castro deu ordens para que o novo titular da pasta apresente um plano para fortalecer ainda mais as polícias Civil e Militar.

“[Determinei também] que a secretaria de Segurança tenha em sua estrutura uma Corregedoria-Geral Unificada”, pontuou o governador.

Delegado Victor dos Santos | Foto: Rafael Wallace/Gov. RJ

Victor dos Santos tem experiência mais de 20 anos como delegado da PF. Ele atuou como coordenador operacional de grandes eventos, como a visita do Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, em 2013.

Além disso, o delegado participou da coordenação da segurança dos Jogos Mundiais Militares e da Rio+20. Victor também foi superintendente Regional da Polícia Federal do Distrito Federal. Na superintendência Regional da Polícia Federal do Rio de Janeiro, atuou na Delegacia de Repressão a Entorpecentes e na Corregedoria Regional da Polícia Federal.

Mudança também na Procuradoria-Geral do Estado

No mesmo pacote de mudanças, Cláudio Castro anunciou que a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) passará a ser comandada por Renan Miguel Saad. Procurador do Estado há 30 anos, Renan substitui Bruno Dubeux.

Saad já foi assessor jurídico chefe das secretarias de Estado de Planejamento e Controle, Fazenda e Desestatização. Além disso, chefiou a assessoria jurídica das secretarias de Estado de Educação e de Transportes.

FacebookXWhatsAppThreadsTelegramShare