O Hemolagos emitiu um alerta emergencial: o estoque de bolsas de sangue O Negativo está zerado, impossibilitando o atendimento de emergências e transfusões pediátricas na Região dos Lagos.
Considerado universal para doação, o sangue do tipo O- pode ser utilizado em pacientes de qualquer grupo sanguíneo em situações críticas. Por isso, sua falta representa um risco imediato para a manutenção dos atendimentos de urgência.
As doações podem ser feitas na sede do Hemolagos, no bairro Passagem, em Cabo Frio, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Para doar sangue, é necessário estar alimentado e bem hidratado (evitar alimentos gordurosos nas 3h antes da doação e aumentar a ingestão de líquidos 24h antes da doação); estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 com autorização); pesar mais de 50 kg; e apresentar documento oficial com foto.
O Hemolagos é o único hemocentro da Região dos Lagos e atende exclusivamente a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), abastecendo hospitais e unidades de saúde de nove municípios da Baixada Litorânea: Araruama, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Casemiro de Abreu, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Rio das Ostras.
A instituição está localizada na Rua Barão do Rio Branco, 88, Passagem – Cabo Frio. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (22) 99744-5552. Ou acessar o site: www.hemolagos.com.br.