Com finais de Flamengo e Vasco, prefeituras da Região dos Lagos e do Estado do Rio reduzem expediente nesta quarta-feira (17)

Ponto facultativo entra em campo e libera servidores a partir das 12h para dia de decisões no futebol

Ponto facultativo entra em campo e libera servidores a partir das 12h para dia de decisões no futebol. Foto: Reprodução/ Internet

A quarta-feira (17) promete ser mais curta para parte do funcionalismo público do Estado do Rio de Janeiro. Com jogos decisivos para o Flamengo e o Vasco, que disputam as finais da Copa Intercontinental e da Copa do Brasil, respectivamente, diversas prefeituras decretaram ponto facultativo a partir das 12h para liberar servidores rumo ao sofá, ao bar ou à concentração pré-jogo. Na Região dos Lagos, a medida foi adotada por Cabo Frio e Armação dos Búzios, acompanhando o decreto do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Na cidade cabo-friense, o ponto facultativo começa às 12h, conforme decreto publicado no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira (15). A liberação ocorre por conta da final da Copa Intercontinental, em que o Flamengo enfrenta o Paris Saint-Germain (PSG) às 14h, horário de Brasília. E até o prefeito Dr. Serginho (PL), que é tricolor de coração, afirmou que vai torcer pelo time rubro-negro. 

Segundo a Prefeitura cabo-friense, apenas os serviços que não podem ser interrompidos seguem funcionando normalmente. Durante o dia de decisão, estão garantidos atendimentos de urgência na saúde, limpeza urbana e as ações da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, incluindo Guarda Civil Municipal, Guarda Marítima e Ambiental e Defesa Civil. O expediente normal será retomado na quinta-feira (18).

Em Armação dos Búzios, o cenário é parecido: as repartições públicas também encerram o expediente a partir das 12h, mantendo apenas os serviços essenciais em regime de plantão ou sobreaviso. A administração municipal buziana destacou que a medida busca organizar o funcionamento do serviço público sem prejuízo à população e sem atrapalhar o apito inicial. Os serviços essenciais, como atendimento médico de urgência, limpeza urbana e a atuação da Guarda Civil Municipal, funcionarão em regime de plantão ou sobreaviso no município.

Não é só na Região dos Lagos

Após o decreto determinado pelo Governo do Estado, o “efeito final” se espalhou pelo Rio de Janeiro. Além da Região dos Lagos, outros 13 municípios também aderiram ao ponto facultativo, em horários que variam entre 12h e 13h. Estão na lista:

  • Cidade do Rio de Janeiro – a partir das 12h
  • Duque de Caxias – a partir das 12h
  • São João de Meriti – a partir das 12h
  • Itaboraí – a partir das 12h
  • Paracambi – a partir das 12h
  • Magé – a partir das 12h
  • Teresópolis – a partir das 12h
  • Angra dos Reis – a partir das 13h
  • Maricá – ponto facultativo durante todo o dia
  • Nova Iguaçu – a partir das 12h
  • Nilópolis – a partir das 12h
  • Belford Roxo – a partir das 12h
  • Nova Friburgo – a partir das 13h

O ponto facultativo vale apenas para servidores do órgão que decretou a medida. Para quem trabalha na iniciativa privada, o expediente segue normal – a não ser que o chefe resolva liberar a equipe.

Veja os horários dos jogos

Os pedidos por liberação antecipada do trabalho começaram após o Flamengo garantir vaga na final da Copa Intercontinental, no último sábado (13). A decisão contra o Paris Saint-Germain (PSG) será disputada nesta quarta-feira (17), às 14h. A partida acontece no Estádio Ahmad Bin Ali, em Doha, no Catar.

A mobilização também cresceu entre os torcedores do Vasco, que buscam tempo extra para participar da concentração antes da final da Copa do Brasil. O cruz-maltino enfrenta o Corinthians às 21h30, na Neo Química Arena, em Itaquera, em São Paulo.

FacebookXWhatsAppThreadsTelegramShare