A eleição do Consórcio Intermunicipal Lagos São João já tem data marcada. Na próxima sexta-feira (24), às 9h30, em Iguaba Grande, acontece a reunião anual do grupo, onde os membros vão escolher o novo presidente e debater sobre futuros projetos. O encontro será realizado no Clube Apierj, localizado na rua Santo Antônio, s/n – Capivara.
Atuante na região há 25 anos, o Consórcio Intermunicipal Lagos São João tem o objetivo de unir governos, entidades da sociedade civil e empresas para fortalecer a gestão compartilhada do meio ambiente. No momento, o grupo é composto por 13 municípios: Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Maricá, Rio Bonito, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim.
“Sediar esse evento é uma grande honra para Iguaba Grande. O Consórcio é uma entidade de extrema importância para a conservação do Meio Ambiente da Região. Aqui em Iguaba, estamos sempre preocupados com projetos que sejam benéficos para o meio ambiente, nos tornando referência na região, principalmente em ações de conservação da nossa Lagoa,” declarou o prefeito de Iguaba Grande, Fabinho.
Saiba mais sobre o Consórcio Intermunicipal Lagos São João:
Uma das principais missões do Consórcio Intermunicipal Lagos São João é a recuperação e manutenção da Lagoa de Araruama, que também faz parte do Sistema Estadual de Gestão dos Recursos Hídricos, através das bacias hidrográficas em sua área de atuação.
Para isso, a entidade atua em ações como: Apoio técnico às prefeituras, implementação de políticas públicas de recursos hídricos, articulação para o desassoreamento de canais e lagoas costeiras, apoio aos Planos Municipais de Saneamento Básico, conservação e Recuperação da Mata Atlântica, monitoramento da qualidade da água e entre outros.